No dia 30 de outubro, ocorreu a formatura de 4 Oficiais-alunos do Curso de Formação de Piloto Militar para oficiais da Marinha do Brasil, na Academia da Força Aérea (AFA), primeira parte do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) para habilitação dos pilotos de aeronaves de asa fixa.
A cerimônia contou com a presença do Comandante da Força Aeronaval (ComForAerNav), Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, e do Comandante da Academia da Força Aérea (AFA), Brigadeiro-do-Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida, de familiares e autoridades em formatura no Salão Nobre do Prédio do Comando da AFA.
Com duração de 16 meses, o curso consiste de duas fases: o Estágio Primário de Aviação (EPAV) na aeronave T-25 Universal, seguido do Estágio Básico de Asa Fixa (EBAF) em aeronave T-27 Tucano. A próxima etapa do CAAVO será a realização de Cursos na Marinha dos EUA, sendo o “Total System” para os futuros pilotos do caça AF-1 (Esquadrão VF-1) ou o “Pipeline” para os pilotos dos aviões de Transporte e Reabastecimento em Voo KC-1 Turbo Trader, do futuro 1° Esquadrão de Aviões de Transporte e Alarme Aéreo Antecipado (VEC-1).
Em seu discurso, o CA Matias ressaltou a qualidade do Curso na AFA e a importante colaboração da FAB na formação dos Aviadores Navais, destacando também quanto a importância do estreitamento dos laços entre as Forças Armadas e a contínua busca pela interoperabilidade.
Daqui a mais uma década a interoperabilidade vai ser ainda maior quando FAB e MB operarem seus Gripens e talvez a próprio EB terá seu braço de asa fixa com alguns KC-390 e outras aeronaves…
Mais quatro “cignus” prontos para e em condições de. BRAVO ZULU!