O Capitão-de-Corveta (FN) Marcos Alessandro Ferreira Sell concluiu o Curso de Padronização de Instrutores de Voo da Academia da Força Aérea (AFA), tornando-se assim, instrutor de voo do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (EIA). O primeiro voo na função realizou-se em missão de pré-cheque de voo solo, tendo como aluno o 1T (FN) Aquino.
O EIA tem por missão a instrução aérea avançada aos cadetes aviadores do 4º ano do curso da AFA, por meio da aeronave T-27 Tucano. Na fase teórica, o Curso de Padronização contempla assuntos afetos à segurança de voo, motivação, processo de aprendizagem e metodologia adotada pela AFA.
Na fase prática, com cerca de 30 horas de voo, o futuro instrutor é readaptado ao voo na aeronave T-27, executa todos os procedimentos de voo e manobras, agora no posto de pilotagem traseiro, e aprende a identificar os erros comuns que podem ser cometidos pelos cadetes/alunos durante a instrução aérea.
São ministrados também o Curso de Tráfego Aéreo Internacional, pois a partir deste ano a fraseologia durante a instrução aérea na AFA será realizada na língua inglesa.
Coordenados pelo Instrutor de Voo, CC (FN) Sell, os Oficiais-Alunos do CIAAN 1T (FN) Aquino, 1T Dinely, 1T Matos e 1T Chalup, da Turma CAAVO 2012/1, concluíram com êxito a primeira fase do Estágio Básico de Asa Fixa (EBAF), na Academia da Força Aérea (Pirassununga-SP).