Por Guilherme Wiltgen
No dia 7 de Fevereiro, um piloto indiano realizou o primeiro pouso enganchado de um MiG-29K no novo porta-aviões indiano, o INS Vikramaditya.
O pouso foi realizado com um piloto russo no “back seat”, orientando o Aviador Naval indiano. O CATRAPO ocorreu sem nenhum problema.
Esta não foi a primeira vez que um MiG-29K pousou no Vikramaditya, em julho de 2013, enquanto o porta-aviões ainda estava passando por testes no mar, um piloto russo realizou pousos e decolagens, testando também o Su-35 no navio-aeródromo indiano.
O Vikramaditya utiliza o sistema STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), que é mais simples, e mais barato, para construir e manter, do que o sistemas de lançamento por catapulta (CATOBAR – Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery).
Sem falar que o NAe na configuração STOBAR não é capaz de receber aeronaves maiores para as missões de COD, AEW e reabastecimento em voo.
parabéns à marinha indiana!
mais uma etapa alcançada no processo de ter um porta-aviões efetivo e operacional!!!
Pode até ser mais barato porém não o melhor…….As aeronaves ficam limitadas no seu peso final, comprometendo o raio das mesmas…