No dia 26 de março, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1), representado pela aeronave UH-12 Esquilo, e o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1), com a aeronave AH-11B Super Lynx, apoiaram o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A 140) em sua comissão de experiência de máquinas.
Após seis meses afastado do mar devido ao Período de Docagem Rápida (PDR), o navio capitânia da Esquadra voltou ao mar e a realizar operações aéreas. A comissão teve como objetivo realizar o teste de máquinas do navio, bem como adestrar, revisar e aprimorar os procedimentos operacionais aéreos. Na oportunidade, foram realizados circuitos para Qualificação e Requalificação em Pouso a Bordo (QRPB), o que contribuiu para a capacitação dos pilotos dos Esquadrões e das Equipes de Manobra e Crache do navio, além de voos de esclarecimento no perímetro.
Comissões com o NAM são extremamente relevantes para o adestramento das tripulações, principalmente em função dos diferentes procedimentos operacionais durante o embarque, fato que possibilita o crescimento da consciência situacional de todos os envolvidos nas operações aéreas e, consequentemente, a segurança de aviação.
Sr. Wiltgen, neste Período de Docagem Rápida (PDR), o A-140 chegou à ser repintado, tanto casco quanto o convôo ?