Por Guilherme Wiltgen
A Aviação do Exército (AvEx), por meio do Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) do Comando de Aviação do Exército, está realizando na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), juntamente com a Helibras e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), a campanha de certificação do novo braço de armamento axial das aeronaves Esquilo/Fennec.
O novo braço axial foi montado no HA-1 Fennec EB-1019, e durante os tiros de testes com a metralhadora .50, o piloto de Ensaios em Voo do GEA avaliou tanto os disparos realizados no período diurno e noturno com o emprego de Óculos de Visão Noturna (OVN).
FOTOS: AvEx
24 unidades pro EB do AH-1Z , e 12 pros Fuzileiros Navais fechava agora !
Já ficou bem melhor do que a .50 montada na porta, mas bom mesmo seria uma Chaingun embaixo do cockpit e a mira montada no capacete do piloto. Isso livraria as semi asas para carregar dois casulos de foguetes Skyfire
A melhor opção é o AH-1Z pro EB…
A Coreia do Sul andou negociando uma possível compra de 36 destes vetores em 2012, e citando conteudo do Defense Security Cooperation Agency – DSCA – o pacote previa:
The Government of the Republic of Korea has requested a possible sale of 36 AH-1Z COBRA Attack
Helicopters, 84 T-700 GE 401C Engines (72 installed and 12 spares), 288 AGM-114K3 HELLFIRE Missiles,
72 AIM-9M-8 SIDEWINDER Missiles, integrated missile launchers, AN/AAQ-30 Target Sighting Systems
(TSS) and AN/ALQ-136 Radar Frequency Jammers. The electronic warfare systems include the AN/AAR-47
Missile Warning System, AN/ALQ-144 Infrared Jammer, APX-123 Identify Friend or Foe (IFF) Mode-4 and
AN/ALE-47 Chaff and Flare Decoy Dispenser, communication and support equipment, spare engine containers
spare and repair parts, tools and test equipment, technical data and publications, personnel training and training
equipment, U.S. government and contractor engineering, technical and logistics support services, and other
related elements of logistics and program support. The estimated cost is $2.6 billions.
O que eu não vejo é necessidade para o EB adquirir 36 helicópteros de ataque. Deveria-se dividir, 24 para o EB e 12 para os Fuzileiros/MB.
Na minha opinião, os favoritos devem ficar entre o MI-28 e o Mangusta, o Tiger ( acho o melhor de todos) ,mas devido a seu alto custo no nosso ambiente ( uma parceria com a Helibras com a Eurocopter ) poderia ser produzido aqui ,mas acho que não rola .
Tiger é de longe o mais problemático. Os Australianos já estão querendo se livrar dos seus…
Nesse pais só não tem grana para defesa, saúde, educação ,transporte,obras de infra estrutura.Mais para outras coisas tem obras faraônicas , corrupção etc.Falta a vontade politica de fazer as coisas e vergonha na cara mais grana tem.
Se o EB for esperar verbas para ter os hélices de ataque e não correr atras vai operar esses hélices somente no sonho.
E qual seria a sua solução Maurício?
Correr atras sem grana a AvEx vai conseguir o que? No máximo vai ficar cansada de tanto correr…rsrsrsrs
O EB necessita para ontem , são helicópteros ” puros ” de ataques , isso sim .
A AvEx está atenta a isso é o GEA já avaliou vários helicópteros de ataque, faltando agora o Tiger.
Agora, é esperar verba para isso…
Todos os Fennec´s do mundo carregavam seus armamentos em um braço lateral só o fennec da Helibras utilizava as portas laterais para carregar o armamento, tomara que agora possam utilizar canhões de 20mm e quem saber misseis antitanque TOW.