Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, Militares do Exército Brasileiro participaram da 17ª edição da International Military Helicopter 2023 (IMH), na cidade de Londres.
O tema da Conferência, discutido pelos representantes dos países membros da OTAN e seus parceiros, foi “Entregando a próxima geração de helicópteros em 2040+”.
O Brasil foi representado pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar, Valter Borges Malta e pelo Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Fábio Serpa de Carvalho Lima, que proferiu uma palestra versando sobre “O presente e o futuro da Aviação do Exército Brasileiro”.
A Conferência foi presidida pelo representante do Ministério da Defesa do Reino Unido, Contra-Almirante (Reformado) Matt Briers e contou com a participação do Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército Americano, dos Comandantes de Aviação dos Exércitos da França, da Itália e do Paquistão, do Comandante do Comando de Operações Especiais da Aviação do Exército Americano, de representantes de 12 países da OTAN e diversas empresas civis como Airbus, Bell, Leonardo, dentre outras, os quais compuseram os grupos de trabalhos para a obtenção das conclusões sobre o futuro da operação com helicópteros.
A Aviação Militar do EB é minúscula não para o Brasil, é minúscula para o próprio tamanho do EB!!!
Para o Brasil a frota é microscópica pois com 27 estados na Federação Brasileira não daria 4 aeronaves por estado!
E como visto no mapa só há unidades em 4 deles SP, PA, AM e MS…
E a Aviação Militar no EB só VOLTOU A EXISTIR em 1986, portanto a menos de 4 décadas…
Pelo efeito da histórica da reserva de mercado de asas para a FAB no Brasil…
Basicamente uma palestra de exposição de nossa vergonha militar alheia e um alerta discreto (?) para as empresas produtoras de helicópteros presentes no evento de um potencial cliente NECESSITANDO DESESPERADAMENTE de aeronaves…
89 Helicóptero para um dos maior Países do Mundo, só no Brasil mesmo.
Numa reunião deste tipo, seria interessante “barganhar” helicopteros blindados, helicop de ataque de 2 lugares etc, novos de preços “camaradas”, bem baratos…, outra, trazer as indústrias de helicopteros p serem construídos e montados no Brasil.
O lado negativo, todos nós sabemos, a otan arruma “brigas”, e vem com o “nhe, nhe, nhe”, ou ladainha p pedir armas, munições e soldados…
Como diziam os antigos “quando você tem um porrete nas mãos, evita qualquer confusão e ganha respeito…”
Qual será o alquimista q transformará as guerras e as energias das armas para o bem, ou tropas de Paz !!!
Abraços.
que coisa, mostra em conferencia aberta a localização das unidade ilitares, os modelos utilizado e as quantidades..
A maioria absoluta das unidades de um país, vc encontra a localização nos sites oficiais.
A quantidade de material é fácil achar pela matriz doutrinária ou em exercícios e intercâmbios.
2023, Bueno…