Por Guilherme Wiltgen
O Comando Militar do Sudeste (CMSE), informou que a Aviação do Exército (AvEx) foi acionada para prestar ajuda aos esforços de resgate às vítimas da enchente que atingiu o litoral norte de São Paulo na noite desse sábado (18).
Na tarde deste domingo (19), dois helicópteros, um HM-1 Pantera e um HM-4 Jaguar, do 2º e 1º BAvEx respectivamente, decolaram de Taubaté com destino à região afetada.
As tripulações do 1º e 2º BAvEx (Batalhão de Aviação de Exército), estão atuando no apoio aos órgãos de Defesa Civil no socorro às cidades atingidas, que estão sofrendo com os estragos provocados pelas fortes chuvas.
Os militares da AvEx estão baseados na cidade de São Sebastião prontos para atender às demandas. As aeronaves então operando a partir do heliponto da Delegacia da Capitania dos Porto em São Sebastião, da Marinha do Brasil.
Hoje (20) pela manhã, decolaram mais quatro helicópteros, sendo 2 HM-1 Pantera, 1 HM-4 Jaguar, 1 HM-3 Cougar, dos 1º e 2º Batalhão de Aviação do Exército.
Além dos seis helicópteros do Exército Brasileiro, se somam mais sete helicópteros do Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) do Estado de São Paulo.
Estado de Calamidade
O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, que foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região.
O temporal causou pontos de alagamento e deslizamentos. Algumas vias de acesso à região estão interditadas devido à queda de barreiras. Equipes médicas estão de prontidão para receber e atender a população e Unidades de saúde avaliam abertura de leitos inativos.
Até o momento, foram registrados oficialmente 37 óbitos, 228 pessoas desalojadas e 338 desabrigadas. Essas informações são atualizadas a todo momento pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
FOTOS: EB/CMSE/Comando de Aviação do Exército (CAvEx)/Governo do Estado de São Paulo