As comemorações pelos 31 anos de recriação da Aviação do Exército se iniciaram na sexta-feira e terminaram com um excelente evento aeronáutico no sábado.
Por Guilherme Wiltgen e Rubens Barbosa Filho
A Aviação do Exército (AvEx) realizou nesta sexta-feira (01) a cerimônia militar alusiva aos 31 anos de sua recriação e do 1 Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx).
Presidida pelo General de Divisão Eduardo Diniz, Comandante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE) e antigo Comandante da AvEx, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, além de antigos Comandantes da AvEx e ex-integrantes da 12ª Bateria de Artilharia Antiaérea (12a Bia AAAe), que originalmente ocupava o local onde se localiza hoje o Comando de Aviação do Exército em Taubaté.
Em suas palavras, o General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante da Aviação do Exército, ressaltou os feitos do passado, enaltecendo o Cap. Ricardo Kirk, patrono da AvEx, passando pela sua recriação durante o período do então Ministro do Exército, General Leônidas Pires Gonçalves, que hoje cede seu nome para a denominação histórica da primeira unidade aérea da segunda fase, e terminando agradecendo aos familiares pelo apoio aos homens e mulheres que integram a AvEx. Na sequência, o General Diniz, que representou o Comandante Militar do Sudeste (CMSE), também fez uso da palavra.
Após a cerimônia, a tropa desfilou em continência ao General Diniz, abrilhantada pela presença dos “Pioneiros”, oficiais e praças que escreveram a história da nossa Aviação do Exército. Destaque a sempre importante presença do Cel Inf Jomar Nascimento Telles, primeiro Comandante.
Ao fim das comemorações, mais um momento histórico. Oficiais do Exército, formados pela Marinha do Brasil há 30 anos, se encontraram com três Oficiais-Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) que estão realizando, pela primeira vez, o Curso de Piloto de Aeronave (CPA) no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).
Desta forma,o Exército retribui a ajuda da Marinha na formação dos “Pioneiros”, estreitando ainda mais os laços de amizade e cooperação entre a Aviação do Exército e a Aviação Naval.
Sábado Aéreo
Após cinco anos afastado do circuito de eventos aeronáuticos, o Comando de Aviação do Exército retornou em grande estilo e promoveu uma excelente oportunidade para interagir com a população.
Com uma estrutura bem montada e organizada, as diversas atrações garantiram a presença de um grande público, e quem esteve no evento pôde conhecer um pouco mais das atividades realizadas pela Ala Aérea do Exército Brasileiro.
Demonstração de Capacidades da AvEx
As aeronaves do 1º e 2º Batalhões de Aviação, que estão sediados em Taubaté, fizeram um demonstração aérea ao público presente, iniciando pelo lançamento de paraquedistas do Exército. Representados pela Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt) e pela equipe de salto livre “Os Cometas”, os militares saltaram de uma aeronave HM-4 Jaguar (H225M) do 1º BAvEx, a 10.000 pés sobre o CAvEx.
Na sequência, dois helicópteros HM-1 Pantera K2, do 2º BAvEx, realizaram a demonstração de combate a incêndio com o uso de Bambi-Bucket e de técnicas aeromóveis como infiltração de tropa por Rapel e extração pelo método McGuire, que consiste em retirar uma equipe através da utilização de cordas quando não e possível efetuar o pouso em local próximo, permanecendo o helicóptero em voo pairado a pelo menos 100 pés (cerca de 30 metros) acima da equipe.
Em seguida, uma aeronave HM-3 Cougar realizou o içamento de carga externa, transportando um veículo com o auxílio do guincho de carga (cargo hook).
Fechando a apresentação aérea da AvEx, uma aeronave HM-4 Jaguar, do 1º BAvEx, realizou uma demonstração de infiltração de tropa utilizando a técnica de Fast-Rope. Esse método é executado quando existe a necessidade de infiltrar os combatentes no menor tempo possível de exposição do helicóptero, com os militares descendo pela corda utilizando apenas braços e pernas.
O HM-4 é a aeronave mais moderna utilizada pelo Exército Brasileiro e por dispor de aviônicos e sistemas no estado-da-arte, são empregadas em missões de Operações Especiais, podendo infiltrar ou exfiltrar as tropas tanto no período diurno quanto noturno.
Esquadrilha da Fumaça
Fechando o evento, a Força Aérea Brasileira se fez presente através do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, que esse ano comemora 65 anos de criação e, como sempre, realizou uma apresentação perfeita encantando o público presente e homenageando a Aviação do Exército.
NOTA do EDITOR: O DAN agradece a fidalguia com foi recebido pelos Generais Diniz (2ª DE) e Guilherme (ComAvEx), a ajuda dos Coronéis Mauro (E5) e Sazdjian (1º BAvEx), dos Majores Philiposki (E5), Rezende e Crovato (1º BAvEx) e a todos os militares que colaboraram para cobertura dos eventos. Parabenizamos também o General Guilherme por trazer o CAvEx de volta ao circuito de eventos aeronáuticos brasileiros.
Obrigado Guilherme Wiltgen ! Abraços
Parabéns ao EB , grande evento ! Obs: Como andam as intenções de helis de ataque para o EB ? O pessoal do DAN conseguiu uma informação a respeito ? Parabéns pela reportagem pessoal !
Cleber,
Tudo dependendo de orçamento, ou seja, segue sem definição!
Abs
Parabéns pela cobertura, meus amigos!!!
.
Uma detalhe interessante e que foi capturado pelas lentes dos amigos, um HM-4 Jaguar (H225M) foi visto com o supressor de calor instalado. Algo que até hoje não se viu num H225M brasileiro (pelo menos que eu me lembre).
.
Até mais!!!
Bem observado WG!
O HM-4 EB-5005 é o primeiro H225M do Exército a receber o JDD (Jet Dilution Device) mas, não o primeiro das FA’s!
Os dois UH-15A CSAR da MB já foram entregues com o Supressor de Radiação IR.
Abraços,
Feliz aniversário, Padilha.
Abraços
Opa, muito obrigado Manuel.