O governo australiano está comprando 40 helicópteros Sikorsky UH-60M Black Hawk para o Exército Australiano, com entregas previstas para iniciarem ainda este ano. O anúncio sobre a compra segue a aprovação do Departamento de Estado dos EUA para uma venda avaliada em aproximadamente US$ 1,95 bilhão em helicópteros para a Austrália, autorizada em agosto de 2022.
Segundo o Major General Jeremy King, esta foi uma aquisição importante que atenderá às necessidades estratégicas do Exército Australiano. “A capacidade do Black Hawk será um elemento crucial para protegermos a soberania da Austrália e cumprir os objetivos de política externa, incluindo o fornecimento de assistência humanitária e e ajuda em caso de desastres naturais. O Black Hawk apoiará o posicionamento de nossas tropas e seus equipamentos onde forem necessários em tempos de crise. Ele é uma plataforma confiável, comprovada e madura, apoiada por uma robusta cadeia de suprimentos global”, completou.
O Black Hawk vai substituir a frota de helicópteros MRH-90 Taipan, construído pela Airbus Helicopters, e que está sendo desativada uma década antes do planejado. Os helicópteros Taipan, das quais 41 aeronaves estão em serviço no momento em que a decisão foi tomada, não atendem aos requisitos de disponibilidade contratados nem ao custo esperado de operação, disse o governo em dezembro de 2021. A Austrália já foi forçada a alugar dois helicópteros Leonardo AW139, de uma operadora privada, para aumentar a baixa disponibilidade da frota MRH-90 Taipan.
O UH-60 Black Hawk é a variante de helicóptero utilitário mais usada no mundo, o UH-60M é a versão mais recente e está em serviço com o Exército dos EUA e outras nações há mais de uma década. O Exército dos EUA está recebendo atualmente a variante UH-60V, que apresentará um cockpit digital atualizado com um novo conceito de glass cockpit, banco de dados GPS, RNAV, planejamento de voo avançado e capacidade de missão.
Vale ressaltar que o Exército Australiano já operava a variante S-70A Black Hawk, o último dos quais foi retirado de serviço em dezembro de 2021, e a Real Marinha Australiana opera atualmente o MH-60R Seahawk.
Austrália “engole” qualquer coisa desde seja “made in USA”. Entuba “bunitu”.😉😉😉😉
Compraram Tiger. Foi uma porcaria.
Compraram NH90. Foi uma porcaria.
.
Que jeito estranho de ser “entubado”…
Vai ser “entubado” por comprar Black Hawk? As tranqueiras francesas teriam sido o que?
E cada uma que temos que ler…
Quando o Brasil comprou o EC725 Caracal teve muito “especialista” que criticou o governo dizendo que deveria ter comprado o NH90.
Exatamente, eu me lembro disso!!
O próximo passo será a aquisição do AH-64 Apache para substituir a outra bomba que é o Tiger.
Primeiro o NH90 tomou bomba na Noruega, agora na Austrália. Recebeu atestado de ser um péssimo produto.