Por Luiz Padilha
Será que um tanque, no caso o Zorawar será o fator que irá definir a escolha do Embraer C-390 Millennium na Força Aérea da Índia?
A Força Aérea da Índia emitiu um RFI (Request For Information) para o programa MTA (Mediun Transpor Aircraft), onde as empresas Embraer (C-390 Millennium), Lockheed Martin (C-130J Super Hércules) e a Airbus (A-400 Atlas) foram inialmente relacionadas como candidatas.
Mas por que as chances de vitória do C-390 Millennium aumentaram? Um dado novo surgiu durante o processo, que é a necessidade do novo avião à ser adquirido ter a capacidade de transportar o tanque Zorawar desenvolvido pela Larsen & Toubro para o Exército indiano.
Como o tanque Zorawar pesa 25 toneladas, isso elimina o C-130J Super Hércules como opção no programa MTA, aumentando as chances do avião da Embraer.
As negociações já colocadas aqui no DAN sobre a possível produção local na Índia, pode ser o divisor de águas e a escolha ser para o C-390 Millennium, uma aeronave com custos de aquisição e manutenção mais atraentes do que o A-400 Atlas.
Esse novo requerimento da Índia deixou o C/KC-390 no limite da sua capacidade. Ou a Embraer tem uma carta na manga para aumentar um pouco mais a capacidade a um nível mínimo de segurança para transportar o tanque Zorawar ou arrumaram um “jeitinho” de desclassificar dois concorrentes para favorecer o A-400M.
Creio que nenhum piloto e loadmaster gostaria de levantar e pousar com uma carga no limite da sua aeronave. Acontece um revés na operação, já era.
A capacidade de 26 toneladas do KC-390 já inclui toda segurança possível para a operação, já incluindo a possibilidade de um revés na operação. É certificado para isso. Tenho certeza que os load masters não se preocupam. O sistema Fly-By-Wire inclui uma proteção extra de carga G nas manobras para não danificar a aeronave mesmo quando ela está em overload (Sim, existe a possibilidade de decolar em overload, ou seja, acima do peso máximo de decolagem). Com 25t tem bastante sobra ai para o KC
Se não me engano, a Índia tem e utiliza o C17 e se ela adquirir o kc390 seria melhor q o a400….
Abraço
Se transcender, ir além, ou meta física, acho q está situação é uma indireta p a Embraer criar construir um c390 GG ou “boi”, maior e com motores do b777 ou a380 e até do an120, basta negociar.
Existe mercado militar e civil.
Um projeto de um Embaer com 4 motores também é uma boa, a parceria poderia vir do brics, da Ucrânia e até da Airbus…., basta negocia tentar e ver o q rola, na versão militar e até civil, cuja civil duelaria com os b747 f, e outros cargueiros…..
O importante é não se acomodar….
Namastê
Abraço
Nossa! Sair do An-26 para um A-400 chega ser desproporcional. O A-400 entrou nessa concorrência, mas é de categoria diferente às demais. Tem tudo para o KC-390 levar.
O Zorawar ainda está em testes e, mesmo que seja bem sucedido neles, não seria uma opção adequada para solucionar a questão dos novos MBTs do EB…
Maravilha, agora o Brasil tá precisando de fragatas indianas e concomitantemente a propulsão nuclear, coisas que estão ao alcance da Índia.
Mario Tommasini
Não será tão fácil para o KC-390.
Ambos os aviões podem transportar um único tanque Zorawar (25 Toneladas) por voo.
O A400M tem capacidade de carga útil máxima de 37 toneladas. Portanto, oferece maior flexibilidade para carregar outros suprimentos adicionais ou configurar o espaço interno de forma otimizada para o transporte do Zorawar.
O KC-390 tem capacidade de carga útil máxima de 26 toneladas. Ele está no limite de sua capacidade máxima ao transportar o Zorawar. A margem é muito apertada, dependendo do peso total do tanque com combustível e armamentos.
O custo de manutenção e operação do A-400 é estratosférico meu caro, só nisso já é meio caminho pro KC-390 fora a questão de que o Atlas tem muitos componentes de manutenção e reposição apenas militar enquanto o Milenium tem a maior parte de componentes de maior desgaste de uso civil, o que facilita a aquisição e tal.