Por ocasião da Aspirantex 2018, operação destinada a aprimorar conhecimentos e auxiliar nas escolhas profissionais dos futuros Oficiais, o 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3) recebeu em suas instalações, no dia 12 de janeiro, 14 Aspirantes da Escola Naval.
Na ocasião, os Aspirantes conheceram a estrutura típica de um Esquadrão de Aeronaves, verificando as atividades diuturnas dos diversos departamentos e setores da Organização Militar, onde puderam absorver um pouco da cultura aeronaval, representada pelas diversas tarefas realizadas pelo Esquadrão, como: Patrulhas Navais; Assistência Hospitalar às populações ribeirinhas; Apoio às Inspeções Navais realizadas pela Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC); Operações de apoio ao adestramento e aprestamento do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib); Transporte administrativo de pessoal e de material por carga interna e externa; Missões de Busca e Salvamento; Missões de emprego geral; e Apoio às unidades do Comando do 9º e 4º Distritos Navais.
Os Aspirantes também tiveram a oportunidade de voar, na condição de passageiros, na aeronave UH-12.
A visita representou uma oportunidade de transmitir conhecimentos sobre as atividades do Esquadrão e contribuir para que os Aspirantes possam escolher, com convicção, o caminho que percorrerão durante suas carreiras como oficiais da Marinha do Brasil.
O HU-3, conhecido como “Esquadrão Tucano”, é uma unidade aérea da Marinha do Brasil, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), com sede em Manaus (AM). Opera as aeronaves UH-12 “Esquilo” e já soma mais de 45.000 horas de voo na região amazônica.
FONTE E FOTO: MB