Na tarde do dia 14 de janeiro, 42 Aspirantes fizeram voos de ambientação, simultaneamente, em dois helicópteros UH-12 Esquilo. A atividade proporcionou-lhes conhecer um pouco da rotina aeronaval, além de auxiliar na escolha dos Corpos (Armada, Fuzileiros Navais ou Intendentes).
Para o Aspirante do 3º ano, Alexsander de Almeida Nascimento Silva, 22 anos, a experiência foi válida para a confirmação da sua vontade em ser piloto da Marinha do Brasil. “É uma emoção muito grande poder voar e conhecer mais de perto a profissão que eu quero exercer no futuro, além de ter a oportunidade de trocar experiências com os pilotos”.
Dando continuidade à Operação “Aspirantex 2013”, iniciada em 10 de janeiro, mais exercícios foram realizados, entre eles a transferência de óleo no mar, envolvendo o Navio-Tanque Marajó (G 27) como navio fornecedor da Fragata União (F 45) e da Corveta Barroso (V 34), e o exercício de controle de avarias, no qual foi simulado um incêndio no compartimento de combustível da aviação. Na ocasião, os Aspirantes puderam acompanhar, de perto, todos os procedimentos de combate ao incêndio.