O Aspirante Aviador Gregor Gaspar realizou o primeiro voo solo do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEOCA 2012). A decolagem ocorreu às 9h, a bordo de uma aeronave de caça A-29 do Esquadrão Joker (2º/5º Grupo de Aviação). “São sete anos de espera por este voo, que simboliza a primeira conquista dentro da aviação de caça”, afirmou.
Para marcar o momento, o Aspirante Gaspar recebeu a bolacha do Esquadrão Joker, foi submetido ao tradicional banho comemorativo e, na sequência, fez soar o toque do sino localizado na unidade aérea, prerrogativa exclusiva dos pilotos de caça que voam solo. Este feito remete ao treinamento iniciado há 68 anos, com a formação dos primeiros pilotos de caça para combater nos céus da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.
O Esquadrão Joker é subordinado operacionalmente à Primeira Força Aérea (I FAE). Sua missão é formar os pilotos de caça para a Força Aérea Brasileira, já tendo formado mais de 700 pilotos, empregando a aeronave AT-26 “Xavante” e mais recentemente, o A-29 “Super Tucano”.