A Força Aérea Francesa, em cooperação com a Força Aérea italiana e as autoridades suíças, realizaram a interceptação de vôo de um Boeing 767 da empresa Ethiopian Airlines .
Era por volta das 4:10 pm, quando o centro integrado de operações aéreas em Torrejon (Espanha) informou ao Centro Nacional de Operações Aéreas (ACON), de Lyon-Mont Verdun o desvio de avião Etíope para a Suíça.
A aeronave, de Adis Abeba, na Etiópia, foi desviada de seu destino original, Roma, e dirigiu-se para o aeroporto de Genebra. Depois de analisar a situação desde o ACON, o Comando de Defesa Aérea (CDA) ordenou a decolagem da base aérea 115 de Orange para interceptar a aeronave e também colocou outra aeronave em alerta.
05:07 pm : O 767 é interceptado por dois caças Eurofighter italianos.
05:12 pm : Se juntou aos italianos o Mirage 2000 C da Força Aérea Francesa.
05:17 pm : Mantendo uma distancia os caças foram avisados do sequestro do voo da Ethiopian Airlines indo na direção da Suíça. Um negociador foi despachado para o aeroporto de Genebra pelas autoridades suíças ,que estavam em contato com o sequestrador que se recusava a pousar o avião até que suas revindicações fossem aceitas.
05:56 pm : o CDA da ordens de decolagem a um segundo Mirage 2000 C de Orange para dar apoio ao primeiro. As negociações foram bem sucedidas e sequestro do ETH 702 da Ethiopian Airlines iniciou a sua fase de aproximação para o Aeroporto de Genebra.
06:02 pm : O sequestrador foi imediatamente detido pela polícia suíça, e os dois Mirages retornaram a base de Orange.
Este caso real do sequestro de um avião veio meio que testar a cadeia de comando da segurança da aviação suíça, italiana e francesa, juntamente com a coordenação com as autoridades suíças que tiveram um papel decisivo, mobilizando em um curto espaço de tempo todos esses fatores, os quais ajudou no resgate dos 200 passageiros e tripulantes a bordo da aeronave.
Estas aeronaves decolaram como parte do dispositivo de segurança permanente de defesa aérea envolvido na proteção do território e para impor a soberania nacional.
Em 21 de janeiro, APEX, o exercício transfronteiriço realizado entre a França e a Itália , no cenário de desdobramento de um avião, para testar a implementação de procedimentos de segurança da aviação nos dois países .
Este exercício valeu a pena como foi demonstrado nas duas forças aéreas . Exercícios transfronteiriços são realizados regularmente como uma garantia de procedimentos e transmissão de informações suaves, com o objetivo de garantir 24 hs e 7 dias , a missão confiada a segurança nacional da aviação para a Força Aérea .
FONTE : defense.gouv.fr
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO DE TEXTO : Defesa Aérea & Naval