Caça Leve da General Dynamics/Lockeed Martin F-16
Texto adaptado por Carlos Lima.
Um dos aspectos que mais me atrai na minha paixão por aviação é tentar entender como as coisas são feitas, como engenheiros, projetistas e escritórios de projeto chegaram a um determinado design, quais foram as soluções e desafios enfrentados, como transformar o desejo de um cliente em realidade.
Recentemente me deparei com uma série de Designs criados pela General Dynamics/Lockeed Martin para diversas competições a partir dos anos 60, e achamos uma boa idéia compartilhar com os leitores uma fração dos designs criados por esses escritórios de projetos. É interessante notar que esses desenhos lembram designs em uso ainda hoje.
Quaisquer informações adicionais que os leitores tenham serão sempre bem-vindas.
Nessa primeira série, vamos tratar de 4 desenhos relacionados às configurações propostas para a competição do “Caça Leve” da USAF dos anos 70.
O F-16 foi o vencedor dessa competição, sendo sucesso absoluto de vendas com mais de 4000 unidades produzidas, e com sua linha de produção ainda ativa, além disso é possuidor de uma folha de combate invejável. Vários F-16 construídos nos anos 70 continuam sendo atualizados nos dias de hoje e é uma aeronave que certamente continuará em serviço além de 2020.
Os subtítulos dessa série brincam com as semelhanças entre esses desenhos e aeronaves atuais sem nenhum comprometimento, é claro.
- Eu sou você “Amanhã”?
Nesse primeiro desenho é interessante observar as várias características do F-16 como conhecemos (parte dianteira da fuselagem na vista lateral) e uma certa semelhança com o que vemos hoje no F-35 (observar a cauda e a configuração da parte traseira da fuselagem). Notar também o cockpit abrindo para o lado.
Esse design é datado de 6 de Abril de 1971.
- És tu Viggen ou seria um Kfir?
Em seguida temos uma outra configuração para o mesmo projeto, onde como podemos notar a parte dianteira da aeronave continua sendo bem semelhante ao F-16 que conhecemos, mas, a parte traseria com delta duplo lembra bastante o SAAB Viggen, ou seria um Kfir? Notar também o cockpit abrindo para trás.
Desenho datado de 13 de Agosto de 1971.
- Taiwan Connection?
O próximo design é chamado de configuração 503 e levou aos estudos que originaram o YF-16.
Nesse estudo é interessante notar a semelhança das entradas de ar com as utilizadas no AIDC F KC-1 de Taiwan.
- F-16 ‘do futuro’
Abaixo vemos um dos designs que deram origem ao F-16 SCAMP Modelo 400-1. Datado de Setembro/Dezembro de 1978, SCAMP significa, protótipo manobrável para voos de cruzeiro supersônicos (Supersonic Cruise and Maneuver Prototype).
Esse desenho gerou o F-16XL, que competiu com o F-15E para a concorrência do Programa de Caça Avançado Tático, que acabou perdendo.
Outras curiosidades é que o F-16XL conta com 27 “cabides” para armamento e combustível, mas na prática, só poderia fazer uso de 16!
Ambos os protótipos do F-16XL ainda existem e estão estocados da Base Aérea de Edwards, aonde o F-16XL “o2” foi utilizado pela NASA durante anos para testes.
Espero que gostem, e não deixem de trazer opiniões e sugestões.
Boa Leitura.
FONTE: História do F-16, LM, F-16
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Muito bom o site e matérias. Parabéns.
Excelente!!