A Armada espanhola adquiriu seu primeiro VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), para uso embarcado, da empresa sueca Saab.
Como o contrato não foi divulgado, especula-se de que foi comprado o modelo Skeldar V-200, que é um VANT de asa rotativa para pouso e decolagem vertical, em um contrato avaliado em aproximadamente €2,5 milhões.
O Skeldar V-200 é um VANT de médio alcance, capaz de ser lançado do convoo de qualquer navio. O início de seu desenvolvimento se deu em 2004, com o primeiro voo ocorrendo dois anos depois.
Medindo 4m de comprimento, 1,2m de largura e 1,3m de altura, seu rotor possui 4,7m de diametro. Pode voar a uma altitude máxima de 4.500m, desenvolver velocidade máxima de 130 Km/h e possui 5 horas de autonomia.
Seu raio de ação supera os 100km e requer menos de 15 minutos para estar disponível para voo, sendo operado por quatro homens, podendo ser controlado pelos tripulantes do navio, dispensando uma equipe específica de operação.
Em meados de 2010, o Estado Mayor de la Armada observou a necessidade de utilização de aeronaves não tripuladas durante sua participação na Operação Atalanta, em combate a pirataria ao largo da costa da Somália.
Estudou-se todas as opções, desde a compra ao leasing (aluguel com opção de compra), e depois de um extenso processo de avaliação, optou-se pela aquisição definitiva.
Várias empresas, espanholas e estrangeiras, apresentaram uma variedade de potenciais candidatos, como o Camcopter S-100 da Schiebel, o Scan Eagle da Boeing e o Pelicano da Indra, entre outros.