Santiago – A Marinha do Chile recebeu o primeiro de um contrato de cinco H125, assinado em 2019. Os novos helicópteros, adquiridos no âmbito do “Projeto Gaviota”, substituirão a antiga frota e aumentarão a disponibilidade da aviação naval para realizar uma ampla gama de missões ao nível do mar e nas cordilheiras. As quatro entregas restantes ocorrerão antes de 2023.
Como prova de sua verdadeira capacidade multifuncional, o H125 vêm equipados para facilitar a ampla variedade de operações da Armada, incluindo: busca e salvamento, evacuação médica, polícia marítima, transporte de passageiros, apoio logístico, entre outros.
A configuração da cabine do H125 também é ideal para a instrução de voo, permitindo que até quatro alunos se sentem na mesma direção, todos com acesso visual aos instrumentos de voo.
“Hoje é um dia extraordinário, um dia muito importante para a Armada pelo fato de termos esses helicópteros. Como sempre dissemos, acreditamos que sempre temos em mente salvar vidas e qualquer esforço que façamos para ter melhores meios, maiores capacidades para ajudar nossos compatriotas é algo que nos enche de orgulho”, disse Vice-Almirante Ignacio Mardones.
O H125 também está qualificado para operar em plataformas navais, graças à sua manobrabilidade, aos pontos de amarração ao convoo e ao sistema de dobragem de pás.
“Quero agradecer à Armada de Chile por escolher o H125 e, assim, reafirmar nossa confiança nos helicópteros Airbus”, disse Jérôme Ronssin, Diretor-Geral da Airbus no Cone Sul. “Este foi um ano extremamente difícil e essa entrega é o resultado de um árduo trabalho da equipe e a prova do forte compromisso da Airbus com a instituição e com as missões fundamentais que desempenha no país. Estou ansioso para ver o H125 em operação ao longo da costa do Chile”.
Além dos cinco helicópteros H125, a Airbus entregará um pacote de suporte completo para que possam operar sem problemas e com segurança; que inclui suporte técnico, peças de reposição e treinamento.
O H125 supera todos os outros helicópteros monomotores em desempenho, versatilidade e baixa manutenção, enquanto se destaca em ambientes quentes e de alta altitude.
O H125 pertence à bem-sucedida família de helicópteros Ecureuil (Esquilo), que possui mais de 6.700 helicópteros em 120 países e acumulou mais de 35 milhões de horas de voo.
Com presença no Chile há mais de 20 anos, uma participação de mercado de 60% da frota de aeronaves comerciais em serviço do país, 12 aeronaves militares em serviço e uma frota em serviço de mais de 125 helicópteros, a Airbus é a líder do mercado aeroespacial no Chile.
Em 2018, a Airbus inaugurou suas novas instalações no Chile, substituindo o prédio que ocupava por quase duas décadas e reafirmando a confiança da Airbus no Chile e as perspectivas de crescimento do mercado aeronáutico nacional.
FONTE: Airbus
Nada como a falta de conhecimento e pretenso direito de cobrar ações de empresas que tem um programa e cronograma financeiro totalmente desconhecida por eles…fácil criticar e querer demonstrar saber o que desconhece…
chile desfilando com AS 532 anti-navio e o nosso EC725 ate hoje só historia. bom sabe bom saber.
e ai helibras bom! como vai o cafezinho? opa pera e esse trabalho aqui pendente em termina quando? tão tentando reinventar a roda porq?
o EC725 e basicamente uma atualização a base é a mesma qual a dificuldade ? o radar mudou tanto assim? o painel eletrônico de tiro e tao ruim assim de integrar? o radar ve ate a verruga na cabeça do capitão do outro lado do mar, se não e ai porque a demora?
As vezes o que parece fácil, não é tão fácil quanto parece ser. Existem inúmeros fatores que compõem uma equação. Fica a dica. Imagine tudo isso que vc colocou, mas se esqueceu de um fator importante. $$$$$$$$$
Quando aparecer, a aeronave também irá aparecer.