A Argentina enviará uma corveta à Marinha brasileira para intensificar a busca aos quatro tripulantes de um veleiro argentino desaparecido no dia 26 de agosto e cujo bote salva-vidas foi encontrado em frente à costa de Rio Grande, informou nesta quinta-feira o ministério da Defesa.
A corveta ARA Parker da Marinha Argentina se somará à busca do veleiro Tunante II, declarado em emergência em águas brasileiras em meio a uma tempestade.
A Marinha brasileira resgatou o bote salva-vidas semi-submerso e à deriva 200 milhas náuticas a leste da cidade de Tramandaí, no Rio Grande do Sul.
“Dentro da embarcação foram encontrados documentos e objetos pessoais que pertencem a tripulantes do Tunante II”, disse o ministério argentino.
Segundo as informações divulgadas, “estava em estado degradado, com sua superestrutura rasgada e sem sobreviventes ou corpos”.
De acordo com o ministério argentino, o Comando de Operações Navais do Brasil designou a Fragata Greenhalgh para a área de busca com um helicóptero UH-13 embarcado para apoio.
O veleiro “Tunante II” pediu ajuda ao serviço de busca e salvamento da Marinha às 13h30 de 26 de agosto. Neste contato estava a 130 milhas (200 km) de Rio Grande e em meio a uma tempestade.
Um navio norueguês o encontrou às 23h50 do mesmo dia, mas não conseguiu realizar o resgate devido às condições meteorológicas.
A última vez em que foi avistado por este barco foi na madrugada de 27 de agosto.
FONTE: Yahoo
Tempos turbulentos para a ARA.
Nada mais natural do que. armada Argentina procurar os seus.
O Orungan ou P3AM é especialista no assunto! Um dia ela ainda vai acham subnuc inglês zanzando por aí e então, só Deus sabe!
Javier, me parece que enviaram sim ( se estou lembrando corretamente ) os 2 ( Bandeirulhas e P – 3 ), li isso já faz um tempo, se não me engano, logo após o desaparecimento do veleiro …
Topol, não tinha pensado no detalhe que tu mencionou, daí faz sim, sentido a Argentina também enviar embarcação para as buscas, mesmo após todo esse tempo.
A FAB pode ter enviado Bandeirulhas ou P – 3 sim, somente não divulgou …
Caro Topol,
A corrente marítima costeira, nesta época do ano, se desloca no sentido do Rio Grande Do Sul para a Argentina, neste ponto…
Se verificar, vai considerar estranha esta visita…
Se fosse para esquadrinhar as águas territoriais dos EUA ou Inglaterra, esta “parceria” realmente não poderia acontecer, suas águas são realmente controladas por suas respectivas Guardas Costeiras e aviões de controle marítimo.
Parece que todos nós, estamos nos acostumando com a sensação de ter as nossas fronteiras “visitadas” por qualquer um, sob qualquer tipo de desculpa…
Menos colega, bem menos… A “visita” como você se refere é perfeitamente justificável, no entanto acredito que aviões de reconhecimento teriam efeito muito mais prático.
E se chegaram a ponto de enviar uma corveta é porque a Marinha do Brasil deu permissão.
Este pais não tem mais uma Marinha???
Precisam de um barco estrangeiro para esquadrinhar as águas do Rio Grande do Sul?
Ou já são águas internacionais?
Meu amigo, se o veleiro desaparecido é argentino nada mais natural que a marinha de seu país esteja engajada nas buscas, nem que seja dos corpos. Mania de falar mal .
Triste, más a estas alturas, exceto por um milagre, já não há sobreviventes…
Agora, inicialmente, a FAB mandou os P-3 lá? Sei que os argentinos fizeram, e Uruguai mandou um C-130, mas nao soube se a FAB mandou Bandeirulhas ou P-3, que aliás , os vejo bem quetinhos, ultimamente….
Além de nada, mais nada além de muita água que sempre esteve lá. Acho que esta fragata é somente propaganda para consumo interno ( para a população argentina ) , o que mesmo assim não parece fazer sentido.
vao achar o que quase 2 meses depois ?