Vídeo histórico do enganche não programado de um Super Etendard – SUE (3-A-203), pilotada pelo capitão-tenente Sergio Márquez da Armada Argentina no convoo do NAeL Minas Gerais (A 11), durante o exercício bi-nacional ARAEX III em 1993. Naquela ocasião as catapultas do “Mingão” não estavam operacionais e o navio demandou para a base naval de Puerto Belgrano onde o SUE foi içado do convoo do NAeL Minas Gerais.
Eu estava lá, como controlador de voo, quando o SUE chamava o controle Nael, logo após sua decolagem da Base Comandante Espora e em virtude de sua performance, só dava tempo de pedir pra ele reportar na vertical do Nael para início do exercício. o SUE estava realizando um exercício de touch and go, (toque e arremetida), quando inadvertidamente, o gancho prendeu em um dos cabos do aparelho de parada,o que implicou em uma entrada do Nael na base General Belgrano para a retirada do caça.
Impressiona tambem o detalhe que o operador do AP a despeito do SUE ter “enganchado” recolhe o cabo do AP como se não houvesse ANV enganchada, dando seguidos trancos na ANV, será que demorou a cair a ficha para ele que tinha um SUE no cabo do AP?
Lembro que a extinta revista Manchete fez uma reportagem sobre esse exercício e na foto aparecia o SUE. Se a catapultas estivessem operacionais poderíamos ter um vídeo histórico como esse aqui https://www.youtube.com/watch?v=uFLVtA7r5bc
Obrigado Padilha!!
Padilha, bom dia!
Estou curioso:o SUE poderia servir no São Paulo?
Paulo
Positivo, mas as aeronaves francesas estão sem sofrer modernização há muito tempo, ou seja, teríamos que gastar milhões para ter algo inferior ao nosso AF-1 modernizado.
Pequeno detalhe é que o piloto que enganchou não devia estar estar pilotando o SUE nesse dia, pois estava de serviço e deveria estar em terra, ninguem saberia do fato e ele se safaria, mas como enganchou descobriram o lançe dele e do que trocou com ele.
Literalmente se se deu mal.
Conhecia essa história né Padilha?
Sim. Queria ter estado a bordo fotografando isso.?