Por Boyko Nikolov
Há indicações de que a Arábia Saudita está considerando uma medida que pode não ser um bom presságio para o futuro do setor de defesa dos EUA, particularmente para a Lockheed Martin. Fontes internas sugerem que Riad tem como objetivo comprar aeronaves de transporte brasileiras para a Real Força Aérea Saudita [RSAF].
O acordo envolve a aquisição de 33 aeronaves de transporte Embraer C-390 Millennium. A negociação por parte do reino é feita pelo fundo de investimento SAMI. O escopo do acordo vai além da mera aquisição de aeronaves, pois também inclui a criação de uma infraestrutura abrangente na Arábia Saudita. Essa infraestrutura garantirá o treinamento completo do pessoal e proporcionará a manutenção adequada da aeronave.
As sugestões são de que estão em andamento negociações sobre o estabelecimento de um centro de reparo e revisão [MRO] e uma linha de montagem final [FAL] para a aeronave de transporte Embraer C-390 Millennium na esfera pública.
Pela primeira vez, ficou claro que as negociações entre Brasil e Arábia Saudita ocorrerão em novembro de 2023. Hoje, porém, fala-se delas novamente, especialmente depois que o reino saudita se tornou membro oficial do BRICS.
A organização intergovernamental BRICS é composta por dez países, incluindo Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. A criação do grupo ocorreu em 2010, quando a África do Sul se juntou ao grupo BRIC anteriormente existente, composto por Brasil, Rússia, Índia e China. Mais tarde, a aliança expandiu-se em 1 de Janeiro de 2024, para acolher o Egipto, a Etiópia, o Irã, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.
Compreendendo cerca de 30% do território terrestre e possuindo 45% da população mundial, os países BRICS detêm uma influência global significativa. Entre estes, Brasil, Rússia, Índia e China destacam-se como algumas das nações líderes do mundo em termos de população, área territorial e PIB com base na Paridade de Poder de Compra [PPP].
Todos os cinco países fundadores são membros do G20, o que ilustra a sua potência econômica. Coletivamente, o seu PIB nominal é de quase 28 bilhões de dólares, aproximadamente 27% do produto bruto global. O seu PIB total, baseado em PPC, é de aproximadamente 57 bilhões de dólares, representando 33% do PIB PPC global. Em 2018, detinham em conjunto cerca de 4,5 bilhões de dólares em reservas estrangeiras.
Substituição
Relatórios espanhóis indicam que a compra planejada de aviões de transporte brasileiros tem como objetivo substituir a atual frota de aviões de transporte dos EUA.
A Força Aérea Real Saudita, atualmente, gerencia um esquadrão de 33 aeronaves Lockheed Martin C-130H Hércules mais antigas e 7 aeronaves de reabastecimento KC-130H Hércules. Ao lado deles, há também dois Lockheed Martin KC-130J Super Hércules que atendem a dupla finalidade, transporte e abastecimento em voo.
A proposta em questão envolve uma troca em fases de 42 aeronaves existentes, juntamente com 168 motores/hélices. Em seu lugar, seriam 33 aeronaves de última geração equipadas com 66 motores a jato. Esses motores, nomeadamente o turbofan IAE V2500-E5, são produzidos pela International Aero Engines AG e são uma escolha comum na aviação comercial global.
As vantagens do ‘brasileiro’
O C-390 Millennium, um produto de design e engenharia de aeronaves especializadas, é um novo concorrente nos céus que deixa o comparativamente antiquado quadrimotor C-130J para trás. Este avião brasileiro oferece valor superior e maior eficiência, além de exigir menos manutenção e, ao mesmo tempo, proporcionar maior tempo de voo.
Quando comparadas com o C-130J, as métricas falam por si; o C-390 Millennium, nascido no Brasil, pode transportar uma carga 37% mais pesada, ou impressionantes 15 toneladas. Além disso, ele pode alcançar esse feito em uma distância 50% maior que seu concorrente e 32% mais rápido. Apesar dessas estatísticas impressionantes, ele não economiza na versatilidade, mantendo a capacidade de alterar rapidamente os modos de missão, com reabastecimento em vôo, carga e tropas entre suas operações cruciais.
São dignas de nota as múltiplas áreas em que o C-390 Millennium supera o C-130J Super Hércules. Seu alcance operacional, aceleração para a área de interesse, capacidade de sobrevivência, maior capacidade de carga útil e requisitos reduzidos de manutenção contribuem para um ciclo de vida geral melhorado. Em essência, o C-390 Millennium é uma melhoria robusta e eficiente do antigo modelo Super Hércules.
O anúncio holandês
Conforme descrito num documento oficial do Parlamento Holandês, que se baseia em propostas e relatórios da Força Aérea Holandesa, a aeronave C-390 Millennium demonstra uma diminuição substancial nas necessidades de manutenção. Especificamente, afirma que o C-390 Millennium pode atingir mais horas de voo por aeronave e requer menos manutenção em comparação com o Lockheed Martin C-130J Super Hércules.
Os menores requisitos de manutenção do C-390 podem ser atribuídos a vários fatores. Por exemplo, muitos de seus sistemas, como os aviônicos, motores e a cabine de comando, são montados com materiais comerciais prontos para uso [COTS] e materiais modificados ou militares prontos para uso [MOTS]. Isto não só garante que as peças de reposição estejam prontamente disponíveis, mas também reduz consideravelmente o custo, ao contrário dos materiais aeroespaciais militares exclusivos usados em aeronaves como o C-130 Hércules.
Embraer C-390
O Embraer C-390 é uma aeronave de transporte militar bimotor a jato de médio porte produzida pela fabricante aeroespacial brasileira Embraer. Ele foi projetado para uma variedade de missões, como transporte de carga e tropas, reabastecimento aéreo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.
A aeronave é equipada com dois motores turbofan International Aero Engines V2500-E5, cada um produzindo 31.330 libras de empuxo. Tem peso máximo de decolagem de 81.000 kg e pode transportar carga útil máxima de 26.000 kg. A velocidade máxima de cruzeiro do C-390 é de 470 nós, com teto de serviço de 36.000 pés.
O alcance operacional do Embraer C-390 é impressionante. Ele pode voar distâncias de até 2.590 milhas náuticas com uma carga útil de 20.000 kg, e seu alcance de balsa é de 5.290 milhas náuticas. Este longo alcance o torna uma aeronave versátil para diversas missões militares e humanitárias.
Aviônica do C-390
O Embraer C-390 está equipado com aviônicos de última geração. Possui sistema de controle fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho do piloto e aumenta a segurança. O cockpit está equipado com um moderno glass cockpit com três displays multifuncionais e um head-up display para cada piloto.
Além disso, a aeronave está equipada com um sistema abrangente de autodefesa. Isso inclui receptores de alerta de radar, receptores de alerta a laser, sistemas de alerta de aproximação de mísseis e dispensadores de chaff e flare para combater ameaças que chegam. Também possui um avançado sistema de movimentação de carga que permite rápida carga e descarga de carga.
Além disso, o Embraer C-390 foi projetado com uma rampa traseira, que permite o lançamento aéreo de cargas e pára-quedistas, além de permitir que a aeronave realize missões de evacuação médica. O design robusto e os sistemas avançados da aeronave tornam-na um recurso valioso para qualquer força aérea.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Bulgarian Military
Roberto Land,
Eu poderia responder as suas ofensas, humilhações com um silêncio, ou rebaixar ao mesmo nível q você, mas vou dizer o q sai da sua boca e escreve, é o q o seu coração está cheio, ódio, orgulho, arrogância, egoísmo, prepotência….
Foi você q veio atrás de mim humilhando, debicando…, lê direito o q escrevi, e tenta transcender o q escrevi e a mensagem, e o q você fez ou faz, pois já vi outros comentários seu, ou você não encherga o q você escreve!…
Eu sei qual a função de diplomatas e também q os comandantes militares podem fazer ou transcender, basta ter vontade.
Se for p hostilizar, humilhar, não precisa responder os meus comentários e de ninguém, pois são desagradáveis sua atitude.
Procure ajuda profissional e fala como você trata as pessoas.
Namaste
Haja mimimi hein Roberto…
Ain fui humilhando, ain fui debicando…
É por isso que o Brasil nao vai pra frente, nao aguenta ouvir discordancia que se vitimiza…
Passar bem!
Roberto Land,
Os nossos comandantes militares têm condições sim de representar e liderar nas suas responsabilidades, obrigações e deveres e acredito q serão grandes agentes pacificadores e conciliadores, pois no grupo Brics existem atritos e divergencias dentro e fora com os seus membros e outros, e se não fizer o q sugeri, vão ficar dentro dos quartéis, e deixarão de participar de momentos importantes da história contemporânea e as consequências serão consciência pesada, remorcio, arrependimento….
Land, vc nunca separou uma briga, confusão, atrito, ou torce p o mau alheio!…, conformista, negligente, indiferente…..
Namaste
Abraço
Roberto,
Nao é questao de torcer ou nao para o mau, é questao de geopolitica e nao se resolve de forma tao simplista como voce quis parecer e nem em uma mesa de bar, como o atual presodente propos e acabou por se calar diante da sua insignificancia.
Isso nao é funçao de Comandante de FA, isso e para diplomacia…
Roberto Land,
Pelo q vc expressa, vc é daquele q fica sentado olhando a vaca indo p o brejo. Eu já sou diferente, faço um cercado na região onde a vaca fica, e outro cercado envolta do brejo.
Os meus comentários expressam a linha de raciocínio ou pensamento meu.
Se a China por exemplo financiasse os guaranis p a Argentina, seria uma questão entre a China e a Argentina, e isto facilitaria o Brasil na produção e venda de equipamentos e armas.
Abraço
Roberto,
Me desculpe, mas voce parece mais com o cara que precisa tomar conta de duas tartarugas e consegue perder as duas…
Porque a China vai financiar um produto brasileiro para Argentina? Acorda Roberto, a China vai financiar o proprio blindado e tirar o Brasil da jogada. É dificil de entender isso?
Voce vive no mundo de faz de conta.
Militares interferirem em transferencia de tecnologia de uma empresa privada?
Reunir os comandantes das FA brasileiras com as de Rússia, China e Coreia do Norte para discutir paz?
E para terminar, usar a China e Rússia como financiadora da Embraer?
Roberto, me desculpa a franqueza, mas em que mundo voce vive?
Eu leio os seus comentarios aqui na DAN (e nao comento) e realmente custo imaginar que voce acredite no que escreve ou voce escreve esses textoes esperando a reacao dos demais leitores?
Alice deve ter inveja de voce…
Como dizem “as transferências de tecnologias q a Embraer está fazendo nas negociações com outros países, o governo brasileiro e os militares deveriam acompanhar, ajudar, proteger e até blindar dependendo do caso e condições”, é sensato e sábio.
A Arábia Saudita por ser grande produtora de petróleo, pode e poderá ser grande financiadora da Embraer em projetos futuros basta ter vontade e diálogos das partes.
Vejo otimista está negociação, transcendento ao infinito.
Quase todos os países do Brics tem uma defesa militar considerável, boa ou forte, e na minha leitura penso q o Brasil deveria investir e olhar melhor nesta condição p não ficar p trás ou dar uma de cachorro banguelo…
No dia 6 de janeiro foi comemorado o dia de Reis no calendário cristão, logo os comandantes das forças armadas brasileira poderiam reunir sozinhos ou em conjuntos com os comandantes das forças armadas de todos os países do Brics e ” trocar ideias “, fazer acordos e parcerias p treinamentos e fabricação de equipamentos e armas modernas na vanguarda, e principalmente conversar p ter a paz e união do bloco e adjacentes, principalmente na questão Rússia Ucrania, korea do Norte e do Sul e Japão, a China e Índia, Israel e Irã. Um bom diálogo e um bem bolado dos comandantes poderia até fazer ” milagres “, só não pode subestimar a boa vontade e a fé…, e sugiro ainda q depois das reuniões e diálogos dos comandantes das forças armadas do Brics, os comandantes brasileiros deveriam se reunir e trocar ideias, conversar, diálogos com os comandantes das forças armadas das Américas e principalmente com dos eia, e pedir p estes conversar com os políticos e a besta Joe Bilden e acabar com os embargos q fazem nas nações e promover a paz e união no mundo.
Se não tentar nada vai sair “deste mato”, ou “cartola”.
A Embraer poderia usar a Arábia Saudita e a China como financiadoras de suas aeronaves e produtos pelos países e mundo afora…
É a minha opinião e sugestão.
Namaste
Abraço
C-390 é o futuro. É inacreditável como a industria americana não se atentou na substituição do Hércules. Grande sacada da EMBRAER.
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Torço para que dê tudo certo. Precisamos de indústria forte e de ponta.
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Sds
A redação deve se atentar, pois essa matéria tem algumas informações equivocadas, p.ex. o PIB mundial citado em bilhões quando o correto seria trilhões. No quarto parágrafo diz que as “negociações ocorrerão em novembro de 2023” talvez um erro de grafia…