Próximo de finalizar sua primeira etapa, que previa o desenvolvimento e a montagem de dois protótipos, o Projeto KC-390 começou recentemente a sua segunda fase, estabelecida via contrato de aquisição, dando início à produção em série de 28 aeronaves para a Força Aérea Brasileira (FAB) pela Embraer. Abaixo, imagem ilustrativa de como ficará o cargueiro.
Para isso, foi publicada no Diário Oficial da União a destinação de U$ 1,9 bilhão para a Embraer, conforme estava previsto no cronograma originalmente estabelecido. O montante será utilizado na aquisição de materiais e na manutenção de funcionários para viabilizar a compra das aeronaves representadas pelos protótipos.
“Estamos dando seguimento ao cronograma que vai garantir as aeronaves para a FAB no prazo necessário para não haver interrupções em suas missões de transporte e reabastecimento em voo”, explica o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso.
Neste mês de outubro, o avião cargueiro sairá do hangar e terá a sua primeira aparição pública. “O chamado roll out demonstra claramente o acerto do projeto de engenharia e de produção das atividades industriais e, com certeza, até o final do ano, estaremos voando de KC-390”, comemora o responsável pelo projeto.
O KC-390 vai substituir o Hércules C-130, aeronave utilizada para transporte militar, de pessoas e equipamentos, e para reabastecimento em voo de outros aviões. “Essa aeronave está sendo desenvolvida estritamente de acordo com todos os requisitos solicitados pela FAB”, explica o diretor da Copac.
Além das 28 aeronaves da FAB, Crepaldi explica que o cargueiro nacional já nasce com grandes possibilidades de exportação para países que também precisarão, em breve, substituir suas aeronaves desse mesmo porte. “Do ponto de vista industrial, é o coroamento da indústria aeroespacial brasileira porque, além de ser a maior aeronave já desenvolvida e fabricada no país, ela vai entrar – com grande possibilidade de sucesso – num nicho de mercado que hoje é dominado pelas grandes empresas internacionais”, concluiu Crepaldi.
Fotos: FAB/ Embraer
FONTE:Asscom
Alguém tem dúvida de que a estratégia pensada e empregada para o lançamento desta aeronave no mercado de defesa, colocará de uma vez por todas o Brasil e seus produtos de aviação de defesa no hall dos mais renomados construtores ?
Se for voar mesmo esse ano daqui uns dias já vão colocar o KCzão para fora do hall de montagem para os ajustes finais e encaminhar o bicho para a pista.
Projetos do porte do KC-390, mesmo em países industrial e tecnologicamente desenvolvidos como EUA, Inglaterra, China, Rússia, França, Alemanha…Raramente cumprem o cronograma previsto, muito menos são cumpridos da forma estrita como estão sendo realizados os prazos do KC-390, uma proeza da Embraer e dos brasileiros que nela trabalham! E à FAB e ao Governo…
Só para registrar, porque há muitos que são rapidíssimos em criticar e malhar tudo que for brasileiro, más “paralíticos” em reconhecer os acertos e fatos positivos.
Se o 390 numa pista semi-preparada conseguir pousar ou decolar mais curto que um Turbo-Hélice, manda esses projetistas para filmarem com a Lucas Films pois tratam-se de Jedi´s!! No mais acho que vai dar muita alegria!
Caro Marco, acredito que a finalidade do projeto KC-390 é conceber uma aeronave apta a fazer tudo que o Hércules faz e mais alguma coisa..ou to errado? rs
eu creio que falta apenas uma versão de ataque dele, mas creio que n deve ser impossivel converte-lo pra essa finalidade
Ahhh… Embraer, parem de me torturar voa logo esse avião!
Essa aeronave deverá ter um sistema de RWR e Data Link para possibilitar a entrada rápida em território inimigo, entrega da carga ou lançamento de PQD´s e fuga como uma aeronave de ataque faria. Agora querer que faça tudo o que o Hercules faz é meio puxado não?
ela n faz tudo que o hercules faz, é o hercules que n faz tudo que o KC390 fará
Assim como um fanboy agurda ancioso por um lançamento de games, estou do mesmo jeito por esta aeronave kc 390 fico imagimando o estardalhaço nos sites de notícia militar quando estiver pronta só vai dar ela e o ano 2015 inteiro