Animação do BEA – Bureau d’Enquêtes et d’Analyses, sobre o voo AF447 da Air France que caiu no Oceano Atlântico em 1º de Junhoe de 2009. O Airbus A330-203 fazia a rota Rio de Janeiro/Paris, França.
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Afinal foi erro humano ou do avião que causou queda.
Amigos,
É bem possível que o recente acidente do A-320 (AIRASIA QZ8501) tenha ocorrido sob condições semelhantes.
Quem é piloto ou aficcionado por aviação deve ter percebido uma particularidade interessante. O nariz do avião só desce para baixo do horizonte quando os motores são reduzidos. Nessas duas ocasiões, a velocidade até aumenta, mesmo sem potência.
O motivo é que os motores estão posicionados abaixo do centro de gravidade da aeronave, o que empurra o nariz da aeronave para cima. Essa é uma situação inesperada para quem conhece e só treinou o estol tradicional, quando o nariz da aeronave cai, iniciando uma recuperação quase automática.
Também podemos observar que os comandos de inclinação são razoavelmente eficientes, com o piloto (infelizmente) conseguindo manter as asas niveladas. Se o avião tivesse alcançado grande inclinação, o nariz iria descer, aumentando a velocidade e melhorando a probabilidade de recuperação.
Já tivemos um acidente (talvez dois) com essas características. Quantos pilotos estão voando por aí, carregando centenas de passageiros, sem se interessar por esses efeitos aerodinâmicos?
Abraços,
Justin