01/08/2014 – Um avião de caça AMX da Força Aérea italiana caiu esta manhã por volta das 9:30 horas, em uma área montanhosa na localidade de Carovilli, na província de Isernia, durante um vôo de transferência.
A aeronave lotada na Unidade de Teste de Voo – Reparto Sperimentale Volo – (RSV), decolou da base Prática di Mare, perto de Roma.
O piloto, capitão Francesco Sferra, 35 anos em serviço, foi resgatado após ter se ejetado. Ele está em boas condições e ele mesmo informou seus familiares sobre seu estado.
Não ocorreu nenhum dano à propriedade ou pessoas em terra. No local da queda iniciou-se um incêndio, rapidamente extinto pelos bombeiros.
A Força Aérea irá nomear uma comissão de inquérito para apurar as causas. Uma equipe de Segurança de Vôo chegou ao local do acidente.
FONTE: Ufficio Generale per la Comunicazione – Ufficio Pubblica Informazione (Roma)
O que vcs acham de uma versao atualizada para o amx. Com o custo dos avioes modenos na estratosfera o Brasil poderia voltar a produzi o amx para dotar novos esquadroes. Mesmo porque nao acredito que o brasil comprara mais que 72 gripen talvez so esses 36.
Acho essa ideia muito boa, dentro da nossa realidade, factível e não apenas sonhativa.
O AMX é um baita atacante, com a avionica agora colocada no A-1M ficou 100% além de ser um avião de combate de projeto e construção nacional, um orgulho.
Mas antes de voltar a fabrica-lo, temo que conseguir modernizar as 43 células.
Depois disso, contratar as outras 10 restantes.
E ainda comprar as dezenas de AMX do estoque italiano.
Só depois disso tudo é que teríamos condições de fabrica-lo novamente.
A ITalia fabricou uns 140 AMX e tem em estoque ao menos uns 50, que deveríamos modernizar e vender para Venezuela e outros.