Por Guilherme Wiltgen
O Ministério da Defesa alemão (BAAInBw) e a Airbus Defence and space assinaram um contrato para fornecer o VANT Heron 1 para apoiar o Exército alemão (Bundeswehr) na missão no Mali.
O veículo aéreos não tripulados será alugado da Israel Aerospace Industries (IAI) e operado pela Airbus. “Um grande fator de sucesso para esta nova atribuição é a nossa experiência adquirida em mais de 2.300 missões sobre o Afeganistão”, disse Thomas Reinartz, Chefe de Vendas para sistemas aéreos não tripulados da Airbus. “Temos provado nossa confiabilidade para a plena satisfação dos nossos clientes, com uma disponibilidade da frota superior a 95%”.
Em 1º de julho 2016, a Bundeswehr assumiu a unidade de inteligência no Mali, no lugar da Holanda. Os cenários de ameaças atuais e o tamanho da área de operações no norte de Mali, que corresponde a mais de duas vezes o tamanho da Alemanha, requer um sistema de vigilância de longo alcance, baseado na experiência positiva conseguida no Afeganistão. Baseado nisso, as forças alemãs vão implantar o Heron 1 no Mali.
A operação no Mali vai começar em novembro deste ano e está prevista para durar até fevereiro de 2018.
FONTE e FOTO: Airbus