Marignane, 15 de maio de 2023 – A Airbus Helicopters e a Direção Geral de Armamento da França (DGA) testaram o sistema aéreo não tripulado (UAS) VSR700 pela primeira vez em uma configuração operacional no mar. No início de maio, o VSR700 realizou 80 pousos e decolagens totalmente autônomos de uma embarcação civil equipada com um heliponto, cruzando a costa da Bretanha, no oeste da França.
“Esta campanha de testes de voo foi um passo importante para o programa VSR700, pois nos permitiu validar o excelente desempenho do drone em condições operacionais representativas de suas futuras missões”, disse Nicolas Delmas, chefe do programa VSR700 da Airbus Helicopters. “O protótipo VSR700 abriu seu envelope de voo em ventos acima de 40 nós, acumulou oito horas de testes em 14 voos e fez pousos bem-sucedidos em vários estados de mar diferentes”, acrescentou.
Em 2022, as capacidades autônomas de decolagem e pouso do VSR700 foram testadas na mesma embarcação usando um veículo opcionalmente pilotado (OPV) baseado em um Guimbal Cabri G2 modificado equipado com o sistema autônomo de decolagem e pouso (ATOL) desenvolvido para o VSR700. Desta vez, a campanha de teste ocorreu com o demonstrador SDAM e validou totalmente as capacidades do sistema como parte do estudo SDAM (Système de Drone Aérien pour la Marine) que foi concedido à Airbus Helicopters e o Naval Group em 2017.
Os recursos autônomos de decolagem e pouso são um recurso fundamental do VSR700 e são possíveis com o uso do sistema Airbus DeckFinder. Isso permite o lançamento e a recuperação autônomos de veículos aéreos não tripulados (UAVs) com uma precisão de 10 a 20 cm durante operações desafiadoras em condições ambientais adversas, independentemente do GNSS/GPS e das condições visuais degradadas.
Esta nova campanha de testes segue duas séries de testes que foram conduzidos com a DGA no final de 2022 e início de 2023 no centro de testes de Levant Island, localizado no sul da França. Durante esses testes, o protótipo SDAM demonstrou sua capacidade de operar em ambiente marítimo. As qualidades de manuseio da aeronave foram testadas, bem como as capacidades dos sensores (um radar de vigilância marítima, um sensor eletro-óptico e um receptor AIS) juntamente com o sistema de missão desenvolvido pelo Naval Group.
As próximas etapas de desenvolvimento farão com que o segundo protótipo do VSR700 realize seu voo inaugural antes do teste de voo a bordo de um FREMM da Marinha Francesa durante o segundo semestre deste ano.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN