Getafe, 26 de julho de 2022 – A Airbus testou com sucesso um kit de demonstração de combate a incêndio removível no avião de transporte de nova geração A400M durante uma campanha de testes de voo na Espanha.
A campanha de testes ocorreu em condições de luz do dia com uma altura operacional mínima de 150 pés, velocidades de voo em torno de 125 nós e envolvendo até 20 toneladas de água do tanque atual em menos de 10 segundos. O principal objetivo da campanha é validar a quantidade e o tempo de queda de água, bem como a capacidade do A400M de realizar essa nova função com o kit.
O desenvolvimento deste protótipo e os testes foram realizados em estreita colaboração com o 43º Grupo da Força Aérea Espanhola, bem como as autoridades europeias em operações de combate a incêndios e o Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico (MITECO).
“O desenvolvimento deste kit de combate a incêndios é parte de nossa jornada para ajudar a criar um mundo mais sustentável e seguro, não apenas por nossas ações, mas também por nossos produtos. Acreditamos que o A400M pode desempenhar um papel vital na luta contra a crescente ameaça representada pelos incêndios florestais e apoiar a restauração dos sistemas sociais e ambientais”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.
A solução de combate a incêndio da Airbus criada para o A400M é um kit roll-on/roll-off (RORO) que não requer modificação na aeronave e, portanto, é intercambiável com qualquer aeronave da frota do A400M. A água é armazenada em um tanque fixo no porão de carga e retida por duas portas independentes. Essas portas são conectadas a dois tubos, de modo que quando é acionada, a água é expelida através de duas seções no final da rampa. A introdução desta solução RORO permite uma reação rápida a incêndios e reconfiguração da aeronave para qualquer uma das suas outras funções.
Devido à sua capacidade de voo a baixa altitude e a manobrabilidade em baixas velocidades, o A400M pode lançar com precisão cargas de água em alturas muito baixas, até 150 pés. Futuramente, além do desenvolvimento da versão de produção deste kit, a Airbus irá analisar esta operação também em condições noturnas, reforçando a eficiência e eficácia da missão.
FONTE: Airbus
E o Brasil? Será que depois de tanta confusão compraram mais kits para os Hércules ou vamos ter que nos virar só com duas aeronaves mesmo?
Kits para um avião que terá seu ciclo encerrado em breve? O foco agora é KC-390. A FAB receberá mais um ainda este ano, e portanto, se é para ter kits, que sejam para o KC-390.
Bom aí vem a pergunta que não quer calar: quando o KC390 será certificado para essas missões de comabate a incêndios florestais?
Ih la se vai mais alguns contratos do kc390 …………………………. Embraer ta dormindo no ponto
É impressionante, nos meios de comunicação especializados só se tem notícias da Airbus, fica parecendo até que a Boing não atua mais na mercado. Foi um preço muito grande para a fabricante americana, todas as falhas nos novos projetos das aeronaves.
Todos os projetos revolucionários demandam mais atenção e devem ter seus milhares de subprojetos reavaliados, repassados por pares profissionais, o problema que se um avião apresenta falhas de projetos, a desgraça é certa.
Parabéns Airbus