Ottawa, 1 de abril de 2021 – A Airbus foi qualificada pelo governo do Canadá como licitante para o projeto Strategic Tanker Transport Capability (STTC), um processo de aquisição lançado para substituir o Airbus A310MRTT (CC-150 Polaris) da Royal Canadian Air Force (RCAF) ).
O convite para qualificação (ITQ), lançado no início de 2021, identificou a aeronave A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) da Airbus como capaz de atender aos requisitos do projeto, que agora avança para a próxima fase da licitação. Um rascunho de solicitação de proposta (RFP) é esperado no terceiro trimestre de 2021.
O programa STTC visa substituir a frota de reabastecedores CC-150 Polaris por uma aeronave multifuncional capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo operações da OTAN e NORAD, que vão desde o reabastecimento aéreo até o transporte estratégico canadense e evacuação aeromédica.
Simon Jacques, presidente da Airbus Defence and Space Canada, disse: “O A330 MRTT é a única aeronave tanque multifuncional de nova geração comprovado em combate. É certificado para operar com a maioria dos receptores ocidentais, incluindo os atuais caças canadenses, aeronaves de transporte e missão. Com mais de 250.000 horas de voo em serviço em 13 países, incluindo os principais aliados da OTAN e parceiros do Five Eyes, como a Austrália e o Reino Unido.”
Ativa em várias províncias canadenses, a Airbus tem aproximadamente 3.800 funcionários em todo o país e mantém mais de 23.000 empregos indiretos no setor aeronáutico. A Airbus trabalha com mais de 665 fornecedores em nove províncias, obtendo CAD $ 1,8 bilhão de empresas canadenses.
Todas as divisões da Airbus estão presentes no Canadá com aeronaves comerciais em Mirabel, QC, helicópteros em Fort Erie, ON e Defense and Space em Ottawa, ON. As subsidiárias 100% da Airbus, Stelia Aerospace e NAVBLUE também têm instalações no país. Além disso, a Air Pro, uma joint-venture entre a Airbus e a PAL Aerospace, localizada em Ottawa, ON, fornece suporte em serviço para o programa FWSAR no Canadá (aeronaves Airbus C295 para RCAF).
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
E o que os 2 usados que o Brasil iria comprar da Inglaterra virou tudo bolsa auxilio da pandemia né?