Broughton, 13 de abril de 2021 – A Airbus deu o próximo passo na redução de carbono industrial com o voo inaugural de um super-transportador Beluga usando combustível de aviação sustentável (SAF) da fábrica da empresa aeroespacial Broughton no Reino Unido.
A estação da linha norte do País de Gales, que usa a frota Beluga para transportar asas de aeronaves para Toulouse, Hamburgo e Bremen, torna-se a segunda unidade europeia da Airbus a usar SAF, depois que Hamburgo introduziu o combustível em suas atividades de carga no final de 2019.
“Este primeiro voo de um Beluga de Broughton, parcialmente abastecido com SAF, é um marco importante na ambição da Airbus de descarbonizar suas operações industriais”, disse Tony Derrien, Gerente de Projeto de Combustíveis de Aviação Sustentável da Airbus.
“Combinado com nossa pesquisa em andamento sobre o potencial de 100% SAF em voos comerciais, a redução de combustíveis fósseis em nossas próprias operações reforça o compromisso da Airbus em diminuir o impacto de nossa pegada de fabricação e contribuir para um futuro mais sustentável para o setor de aviação em geral.”
Combustíveis de aviação sustentável são atualmente certificados por reguladores para até 50% do uso em voos comerciais; a frota de Belugas operando em Broughton será inicialmente carregada com uma mistura de 35% de combustível não fóssil, definida para reduzir as emissões de CO2 em mais de 400 toneladas nos próximos três meses.
O SAF usado pela frota de Beluga é feito de matérias-primas sustentáveis usadas, como óleo de cozinha, e fornecido à Airbus em Broughton e Hamburgo pela Air Bp.
Andy Owen, gerente de estação da linha Beluga em Broughton, acrescentou: “A implantação progressiva de combustíveis de aviação sustentáveis nas instalações da Airbus é uma parte essencial de nosso roteiro de descarbonização. Estamos orgulhosos de que Broughton se tornou a segunda unidade da Airbus a introduzir o SAF em suas operações da frota de Belugas.”
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN