Farnborough, 23 de julho de 2024 – O demonstrador Racer, helicóptero de alta velocidade da Airbus, desenvolvido no quadro do projeto European Research Clean Sky 2, atingiu sua meta de velocidade de cruzeiro rápida de 407 km/h (220 kts). Em 21 de junho, menos de dois meses após seu primeiro voo, o Racer excedeu seu objetivo de velocidade de nível de 407 km/h (220 kts) atingindo 420 km/h (227 kts) em sua configuração inicial. Em apenas sete vôos e cerca de nove horas de teste de voo, quase todo o envelope de vôo foi aberto.
“Essa conquista em um espaço tão curto de tempo é realmente um testemunho do trabalho duro de nossos 40 parceiros em 13 países europeus para levar toda essa inovação ao voo. Além de seu desempenho, o comportamento aerodinâmico e a estabilidade da aeronave são promissores. Estamos todos ansiosos pela próxima fase dos testes de voo, especialmente o modo ecológico, que nos permitirá desligar um motor, reduzindo assim o consumo de combustível e diminuindo as emissões de CO²”, disse Bruno, CEO da Airbus Helicópteros.
A equipe de teste de voo consistia em Hervé Jammayrac, principal piloto de teste de vôo, Dominique Fournier, engenheiro de testes de vôo e Christophe Skorlic, engenheiro de voo de teste. A próxima fase dos testes de vôo se concentrará nas operações de motor único e finalizará o envelope de vôo.
Otimizado para uma velocidade de cruzeiro de mais de 400 km/h, o Racer pretende obter a melhor compensação entre velocidade, custo-eficiência e desempenho da missão. O Racer também tem como alvo uma redução do consumo de combustível de cerca de 20%, em comparação com os helicópteros da geração atual na mesma categoria máxima de peso de decolagem, graças à otimização aerodinâmica e um inovador sistema de propulsão ecológica.
Desenvolvido com motores de helicóptero Safran, o sistema ecológico híbrido-elétrico permite que um dos dois motores ANETO-1X seja pausado durante o voo de cruzeiro, contribuindo assim cortar as emissões de CO². O Racer também pretende demonstrar como sua arquitetura específica pode contribuir para diminuir sua pegada acústica operacional.
Os editores do Defesa Aérea e Naval estiveram na fábrica da Airbus em Marignane e viram de perto a construção do Racer. Acompanhe clicando aqui!
420km é muita coisa.
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