Marignane, 26 de julho de 2024 – A NATO Support and Procurement Agency (NSPA) concedeu um contrato à Airbus Helicopters para liderar um estudo conceitual no âmbito do projeto Next Generation Rotorcraft Capability (NGRC), no qual os participantes combinam esforços para trabalhar no design, desenvolvimento e entrega de um helicóptero multifuncional médio. A Airbus está fazendo parceria com a Collins Aerospace, Raytheon e com a MBDA para o estudo de 13 meses que analisará dois conceitos integrados de helicópteros militares de próxima geração.
“Participar deste estudo da OTAN, para a próxima geração de helicópteros militares, nos oferece uma oportunidade única de alavancar nossa experiência trabalhando com as diferentes forças armadas europeias”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Nosso objetivo, junto com nossos parceiros é desenvolver uma solução europeia, um conceito que atenderia às necessidades das forças armadas da OTAN e, ao mesmo tempo, garantiria a soberania industrial para nossas nações europeias e manteria as principais competências de engenharia”, acrescentou. “Este projeto será totalmente interoperável com outros meios da OTAN. Com nossa experiência em design de helicópteros civis e militares, estamos convencidos de que temos as soluções certas, de alto desempenho, operacionalmente eficientes e de baixo custo na Airbus Helicopters para a próxima geração de helicópteros militares.”
A gerente geral da NSPA, Stacy A. Cummings, disse que “O lançamento do Estudo de Conceito nº 5 é um marco significativo para as atividades do estágio de conceito do NGRC e demonstra a dedicação da NSPA em enfrentar o desafio da elevação média de próxima geração para as nações participantes. A estratégia de lançar 3 contratos paralelos concedidos pela competição cumpre nosso compromisso de maximizar a experiência, oportunidade e engajamento da indústria no programa e fornecerá uma ampla gama de conceitos potenciais nos resultados do estudo para nossos clientes multinacionais.”
França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Irlanda e Itália estão envolvidos no projeto por meio de diferentes empresas parceiras. Cada parceiro contribuirá para o estudo em sua área de especialização: design de helicópteros, integração de sistemas, conectividade, armas, aviônicos e sensores. O estudo se concentrará em aeronaves de rotor de alto desempenho. Os conceitos serão modulares e multimissão, e totalmente interoperáveis com os padrões da OTAN, com alto grau de conectividade e sistema de comunicação resiliente.
Mais de 140 forças armadas em todo o mundo confiam nos helicópteros da Airbus, tornando a Airbus uma das maiores fornecedoras mundiais de helicópteros militares. Sua ampla gama de helicópteros compreende plataformas duais (como o H225M e o H145M, comprovados em combate) e helicópteros militares especializados como o Tiger e o NH90. A Airbus também oferece uma ampla gama de sistemas não tripulados e está desenvolvendo o potencial fornecido pela parceria tripulada-não tripulada. A Airbus tem um forte histórico de participantes europeus e globais para entregar projetos ambiciosos como o Rotorcraft de Próxima Geração.
A NATO Support and Procurement Agency (NSPA) é a principal organização da NATO para aquisição, suporte e sustentação multinacional em todos os domínios. A NSPA tem sede no Grão-Ducado de Luxemburgo, com principais centros operacionais na França, Hungria e Itália. A Agência emprega mais de 1.500 funcionários e supervisiona mais de 500 contratados em todo o mundo.
FONTE: Airbus Helicopters