A Airbus Helicopters registrou 374 pedidos brutos (líquidos: 362), destacando a recuperação contínua do mercado com impressionantes 216 helicópteros leves monomotores vendidos. As entregas aumentaram de 338 em 2021 para 344 em 2022, contribuindo para a participação preliminar de 52% da Airbus Helicopters no mercado civil e parapúblico. As horas de voo da frota de helicópteros da Airbus voltaram aos níveis pré-COVID 2019.
“2022 foi um ano em que a Airbus Helicopters solidificou a sua recuperação, num contexto de instabilidade com a guerra na Ucrânia e uma frágil cadeia de abastecimento. Gostaria de agradecer aos nossos clientes por sua confiança contínua na Airbus Helicopters. Nossas equipes continuarão trabalhando duro para atender às suas necessidades e cumprir nossos compromissos em 2023”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Nossos pedidos vieram de 203 clientes em 48 países, destacando a importância de nossa rede global e mostrando que em tempos de incerteza, o papel dos helicópteros é mais essencial do que nunca.”
Novos caminhos foram abertos, com importantes primeiras entregas. O primeiro ACH160 foi entregue a um cliente brasileiro, transportado por um Airbus Beluga, em julho de 2022. Pouco depois, o H160 da All Nippon Helicopter entrou em serviço no Japão e a Marinha Francesa recebeu o primeiro H160 para operações SAR. Em outubro, a empresa entregou os primeiros H135 ao Ministério do Interior da Espanha, após o grande pedido feito apenas dez meses antes”.
Foram assinados importantes contratos de apoio e prestação de serviços, tanto na área civil como na militar. Os destaques incluem um contrato da NHIndustries com a NAHEMA para o NH90 francês e alemão, um contrato subsequente com o Exército dos EUA para mais de 480 helicópteros UH-72A e UH-72B Lakota. A Helicopter Company assinou contratos HCare em serviço para sua frota de vinte H145 e seis ACH160.
“Não é surpresa que a segurança seja atualmente uma prioridade para muitos países. Isso se reflete em nossa carteira de pedidos com um importante contrato para vinte e sete H125 com nosso parceiro de longa data, as forças armadas brasileiras. Lançamos uma grande atualização do helicóptero Tiger para os exércitos francês e espanhol e também estamos avançando com o projeto da linha de montagem H175M em Broughton, caso vençamos a campanha New Medium Helicopter no Reino Unido”, continuou Even.
A Airbus Helicopters também continuou avançando em seu roteiro de descarbonização, que se baseia em uma abordagem tripla usando SAF, híbridos e elétricos.
“A apresentação do nosso demonstrador DisruptiveLab no Airbus Summit é outro passo significativo para a descarbonização. A aeronave que voou em 13 de janeiro demonstrará nossa capacidade de reduzir as emissões de CO2 em 50%. Nosso compromisso com a sustentabilidade também nos levou a estabelecer mais parcerias que apoiarão a entrada em serviço ideal do CityAirbus NextGen, nosso protótipo eVTOL”, continuou Even.
A Airbus Helicopters também continuou a inovar para o mercado militar. A Empresa promoveu o desenvolvimento de seu próprio sistema aéreo não tripulado (UAS), o VSR700, que começou a testar as capacidades autônomas de decolagem e pouso no mar. Em junho de 2022, a Airbus Helicopters foi nomeada coordenadora do “EU Next Generation Rotorcraft Technologies Project” (ENGRT), que é um projeto de pesquisa e tecnologia financiado pelo Fundo Europeu de Defesa, abrindo caminho para a próxima geração de helicópteros militares na Europa.
Os resultados financeiros do ano de 2022 serão divulgados em 16 de fevereiro de 2023.
FONTE: Airbus Helicopters
Conheça a sede da Airbus Helicopters:
Airbus Helicopters: Conheça a maior fabricante de helicópteros da Europa
Gostaria de perguntar também, porque a Embraer não se uni com a Airbus, e desenvolvem e constroem um avião de carga pesada, cimilar ao c5 americano por exemplo, seria mão na roda, pq a Airbus tem experiência no a380 e as turbinas dele e a Embraer iria no “vacuo” do kc390 maior de 4 motores.
Com a guerra da Ucrânia, e os embargos dos EUA vai abrir um nicho no transporte de cargas pesadas, e o outro fator, muitos não tem simpatia pelo EUA…
A Embraer em SP e a Airbus em MG, distantes de alguns quilômetros poderiam ter mais “ideias” e ou “criatividades”…, abraços.
Roberto,
A Embraer e a Airbus são concorrentes no mercado de aviação comercial, sendo muito pouco provável de se estabelecer uma “parceria”, seja para produzir helicópteros, que AH já possui o domínio e não precisa da Embraer para fazer isso, ou lançar uma avião cargueiro ao estilo C-5 para concorrer com o produto norte-americano.
Abs,
A Airbus Helicopters, ganhou muito dinheiro encima dos brasileiros (civis e militares), pergunto, porque a Embraer não cria um departamento de projetos e aeronaves (helicopteros), e faz uma parceria ou “bem bolado” , com a Airbus Helicopters e fazem um helicóptero grande de cargas pesadas com rampa traseira, fortes guinchos p suspender pesadas cargas externas, reabastece em voo e etc, tai um forte mercado competitivo com os helicopteros americanos e principalmente os clientes q não gostam das politicas americanas…, “concorrencias”…, o “bem bolado”, poderia se estender p os parceiros do brics q estivessem afim de entrar nesse negócio ou “trip”…
Tem mercado no mundo, o problema q as empresas grandes monopolizam e vendem seus produtos muito caros…
“O estado de Buda, é uma mente aberta p todo tipo de conhecimento, e longe de emoções aflitivas”, “o homem no mundo”…, abraços.