Marignane, 20 de maio de 2021 – A Direção-Geral de Armamento (DGA) da França confirmou a opção pelos Helicópteros da Airbus, por mais duas aeronaves H160 para a Marinha Francesa. Essas aeronaves vão se juntar à frota de quatro H160 já contratados em 2020, sendo que o primeiro deles está sendo fabricado pela Airbus Helicopters em Marignane, no sul da França.
Os seis H160 serão entregues em uma configuração de Busca e Resgate (SAR) e começarão a operar gradualmente a partir de maio de 2022 a partir da estação aérea naval Lanveoc-Poulmic (Britany), aeroporto de Cherbourg (Normandy) e estação aérea naval Hyères (Provence). Aguardando as entregas do H160M “Guépard” no quadro do programa French Joint Light Helicopter (Hélicoptère Interarmées Léger (HIL), esses H160 assumirão as missões SAR atualmente conduzidas pelos NH90 e Panthers, permitindo que esses helicópteros de combate cumpram suas tarefas principais no mar a bordo de navios de combate.
O feedback operacional da Marinha Francesa com esses H160 beneficiará o design da versão militar da aeronave e seu sistema de suporte associado.
Os H160s foram encomendados em 2018 e serão mantidos e equipados pela Babcock em parceria com a Airbus Helicopters e a Safran Helicopters Engines, garantindo o mais alto nível de disponibilidade para a Marinha Francesa e a continuidade das operações SAR nas costas do Atlântico e Mediterrâneo. Os seis H160 serão equipados com um guincho e uma cabine modular que pode ser otimizada para cada missão, sendo certificados para uso de óculos de visão noturna, que são necessários para operações de guincho à noite.
As aeronaves serão modificadas em uma configuração militar leve pela Babcock, um provedor de serviços de engenharia complexos e críticos para governos, para atender às necessidades da Marinha francesa. A Babcock integrará o sistema eletro-óptico de nova geração da Safran Electronics & Defense, Euroflir 410.
O H160, como aeronave bimotor média de próxima geração, movido por motores Arrano, é modular por design para atender missões que vão desde transporte offshore, aviação privada e executiva, serviços médicos de emergência e serviços públicos.
Atualmente, 169 aeronaves H160M “Guépard”, estão previstos no quadro do programa HIL para substituir cinco tipos de helicópteros em serviço pelas forças armadas francesas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN