A Bundeswehr e a Airbus Helicopters assinaram um contrato para a compra de até 82 helicópteros multimissão H145M (62 pedidos firmes mais 20 opções). Este é o maior pedido já feito para o H145M e, consequentemente, o maior para o sistema de gerenciamento de armas HForce. O contrato também inclui sete anos de suporte e serviços, garantindo uma ótima entrada em serviço. O Exército Alemão receberá cinquenta e sete helicópteros, enquanto as forças especiais da Luftwaffe receberão cinco.
“Estamos orgulhosos que a Bundeswehr tenha decidido encomendar até 82 helicópteros H145M”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “O H145M é um helicóptero multimissão robusto e a Força Aérea Alemã ganhou uma quantidade significativa de experiência operacional com sua frota H145M LUH das Forças de Operações Especiais. Garantiremos que a Bundeswehr receba os helicópteros de acordo com o cronograma de entrega muito ambicioso, que inclui as primeiras entregas em 2024, menos de um ano após a assinatura do contrato.”
O H145M é um helicóptero militar multimissão que oferece uma ampla gama de capacidades de missão. Em poucos minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de uma função de ataque leve com armamento axial e sistema de autoproteção de última geração para uma versão de operações especiais, incluindo equipamento de Fast-Rope. Os pacotes de missão incluem recursos de içamento e carga externa. Além disso, o novo H145M alemão inclui opções para futuras capacidades de missão, incluindo a capacidade de operar com a integração de equipes tripuladas, não tripuladas, links de dados e sistemas de comunicação atualizados.
A versão básica dos H145M encomendados será equipada com provisões fixas, incluindo o sistema de gerenciamento de armas, HForce, desenvolvido pela Airbus Helicopters. Isso permite que a Bundeswehr treine seus pilotos no mesmo tipo de helicóptero usado para operação e combate. As transferências dispendiosas são eliminadas e o mais alto nível de profissionalização será alcançado.
O H145M é a versão militar do testado e comprovado helicóptero bimotor leve H145. A frota global da família H145 já acumulou mais de sete milhões de horas de voo. É usado por forças armadas e policiais em todo o mundo para as missões mais exigentes. A Bundeswehr já opera 16 helicópteros H145M LUH SOF e 8 helicópteros H145 LUH SAR. O Exército dos EUA emprega quase 500 helicópteros da família H145 sob o nome de UH-72 Lakota. Os atuais operadores do H145M são Hungria, Sérvia, Tailândia e Luxemburgo. Chipre encomendou seis aeronaves.
Alimentado por dois motores Turbomeca Arriel 2E, o H145M está equipado com FADEC, com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com o gerenciamento inovador de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, o que reduz consideravelmente a carga de trabalho do piloto durante as missões. Sua pegada acústica particularmente baixa torna o H145M o helicóptero mais silencioso de sua classe.
FONTE: Airbus Helicopters
Está aí um Helicóptero que as nossas FFAA poderiam adquirir de forma conjunta como plataforma de ataque padrão. Poderiam ser produzidos umas 60 unidades para as três forças pela Avibras com um bom nível de nacionalização como contrapartida.Tipo de projeto que o governo apoiaria com recursos do PAC…