A ministra das Forças Armadas, Florence Parly, visitou a Airbus Helicopters em Marignane, nessa segunda-feira (27), e revelou o mock-up do futuro Hélicoptère Interarmées Léger (HIL), que será chamado de “Guépard”.
Na ocasião, anunciou também a sua decisão de antecipar o lançamento do programa HIL para 2021, em vez de 2022, conforme previsto na Lei de Planejamento Militar (LPM) de 2019-2025, com as primeiras entregas dos 169 H160M Guépard podendo ocorrer em 2026, em vez de 2028, com 15 unidades a mais do que o planejado na LPM anterior.
O programa HIL tem como objetivo equipar as três Forças com um único modelo de helicóptero leve para substituir os cinco modelos atualmente em uso, o Gazelle da ALAT, Alouette III, Dauphin e Panther da Aeronavale e o Fennec da Armée de l’Air.
O H160, mais recente helicóptero lançado pela Airbus Helicopters, foi selecionado em 2017 como a base de um novo helicóptero militar para atender às necessidades das Forças Armadas francesas. O conceito de frota única permitirá o compartilhamento de custos de desenvolvimento entre os três, além
de otimizar o suporte, se beneficiando dos efeitos em escala, como por exemplo, para estoques de peças de reposição.
A retirada de frotas de helicópteros mais antigas, ainda em serviço, gerará uma economia de cerca de €100 milhões em termos de manutenção operacional.
Graças à sua modularidade e versatilidade, o Guépard será empregado para operações em diversas partes do mundo onde as Forças Armadas francesas atuam.
ALAT
O H160M será empregado em missões de reconhecimento armado, apoio de fogo, infiltração de forças especiais ou evacuação aeromédica.
Aeronavale
A Marinha vai empregar em missões ASuW, armado com mísseis antinavio, proteção da Força Naval e SAR.
Armée de l’Air
A Força Aérea em missões de proteção do espaço aéreo, SAR e missões de reconhecimento e de inteligência.
A DGA (Direction Générale de l´Armement) está trabalhando para avaliar o desempenho preciso das características esperadas deste novo helicóptero.
Estudos conduzidos em paralelo devem promover tecnologias específicas para determinadas necessidades do uso militar, em particular nas áreas de aviônica e radar. Em cooperação com as equipes das Forças Armadas, a DGA vai definir o helicóptero e seu sistema de apoio até o lançamento do programa.
FONTE E FOTOS: Airbus Helicopters