Um Airbus H225 realizou o primeiro voo de helicóptero com combustível de aviação 100% sustentável (SAF) alimentando os dois motores Makila 2 da Safran.
Este voo, que segue o voo de um H225 com um motor Makila 2 movido a SAF em novembro de 2021, faz parte da campanha de voos destinada a entender o impacto do uso de SAF nos sistemas do helicóptero.
Espera-se que os testes continuem em outros tipos de helicópteros com diferentes arquiteturas de combustível e motor com o objetivo de certificar o uso de 100% SAF até 2030.
“Este voo com SAF alimentando os dois motores do H225 é um marco importante para a indústria de helicópteros. É o início de uma nova etapa em nossa jornada para certificar o uso de 100% SAF em nossos helicópteros, fato que significaria uma redução de até 90% apenas nas emissões de CO2″, disse Stefan Thome, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus Helicopters.
O uso do SAF é uma das alavancas da Airbus Helicopters para atingir sua ambição de reduzir as emissões de CO2 de seus helicópteros em 50% até 2030. Um dos principais benefícios do uso deste novo combustível é que ele permite que a aeronave minimize sua pegada de carbono enquanto mantém o mesmo desempenho de voo.
De acordo com o relatório Waypoint 2050, o uso de SAF na aviação pode ser responsável por uma redução de 50 a 75% de CO2, necessária para atingir as emissões líquidas de carbono até 2050 no setor de transporte aéreo.
Embora a produção de SAF atualmente represente apenas 0,1% da produção total de combustível de aviação, espera-se que esse número aumente drasticamente nos próximos anos para atender à crescente demanda das operadoras e aos próximos passos de uso de SAF.
Em junho de 2021, a Airbus Helicopters lançou o SAF User Group com a intenção de reunir todas as partes interessadas para trabalhar em maneiras de acelerar o uso de querosene SAF misturado e abrir caminho para voos 100% SAF para as frotas futuras.
Todas as aeronaves e helicópteros comerciais da Airbus são certificados para voar com uma mistura de até 50% de SAF. O objetivo é alcançar a certificação de 100% SAF até 2030 para aeronaves comerciais e helicópteros Airbus.
Notícia que não diz nem 20% do que pretende, parece que estão escondendo informação. O que seria “combustível de aviação 100% sustentável”? Como, onde e do que é feito?