Mobile, Alabama, 5 de agosto de 2019 – A Airbus começou oficialmente a fabricar o A220 nos Estados Unidos. A primeira equipe de operários de produção do A220 começou a trabalhar na Airbus de Mobile, uma fábrica no Alabama, após retornar de um treinamento prático realizado em Mirabel, na província do Quebec (Canadá), onde o programa A220 e sua principal linha de montagem estão localizados.
“A expansão de nossa produção de aeronaves comerciais em Mobile com uma segunda linha de produção – respaldada por 400 novas vagas de emprego – solidifica ainda mais a posição da Airbus como uma fabricante de aeronaves realmente global e confirma sem sombra de dúvidas que a Airbus é uma parte importante do cenário industrial americano”, afirma Jeffrey Knittel, Airbus Americas Chairman e CEO. “Com Mobile e a nossa rede de produção na Ásia, no Canadá e na Europa, criamos uma base industrial estratégica ao redor do mundo para melhor atender a nossos clientes.”
A Airbus anunciou planos para o acréscimo da fabricação do A220 em Mobile em outubro de 2017. A construção do principal hangar da linha de fluxo do A220 e de outros edifícios de apoio para o novo A220 começou no Mobile Aeroplex em Brookley, no início de 2019. A Airbus está produzindo as primeiras aeronaves dentro de alguns edifícios atuais da família A320 e em hangares de apoio recém-construídos. O primeiro A220 construído nos Estados Unidos – o A220-300 destinado à Delta Air Lines – deve ser entregue no terceiro trimestre de 2020. Até 2025, a fábrica irá produzir entre 40 e 50 aeronaves A220 por ano.
O A220 é o único avião construído exclusivamente para o mercado de 100-150 assentos, com eficiência de combustível inigualável e conforto de cabine de fuselagem larga em uma aeronave de corredor único. O A220 reúne aerodinâmica de ponta, materiais avançados e a última geração de motores turbofan engrenados PW1500G da Pratt & Whitney, oferecendo uma queima de combustível por assento ao menos 20% menor comparado a aeronaves de gerações anteriores. O A220 oferece a performance de aeronaves de corredor único maiores. Com 551 aeronaves encomendadas até o final de junho de 2019, o A220 tem tudo o que é necessário para conquistar a maior parte do mercado de aviões de 100 a 150 assentos, estimado em 7.000 aeronaves pelos próximos 20 anos.
A Airbus tem uma relação forte e duradoura com os Estados Unidos, com aeronaves sendo operadas pelas principais companhias aéreas do país. Além disso, a Airbus é uma grande parceira das companhias e dos trabalhadores do setor aeroespacial americano. A empresa comprou US$ 48 bilhões em componentes e materiais de fornecedores americanos apenas nos últimos três anos, e apoia mais de 275 mil empregos no país. Além das fábricas nos Estados Unidos, a Airbus tem centros de engenharia do Kansas e no Alabama; unidades de treinamento na Flórida e no Colorado; apoio de materiais e escritórios em Virgínia; uma think tank inovadora (A3) na Califórnia; um negócio de análise de dados de drone (Airbus Aerial) em Atlanta, na Geórgia; instalações de fabricação e montagem de helicópteros no Texas e no Mississipi e uma fábrica de satélites (OneWeb) na Flórida.
FONTE E FOTOS: Airbus
551 encomendas do A220 é uma boa carteira. Nossa torcida para Boeing Brasil-Commercial (Ex-Embraer) para equilibrar a balança com o E195-E2.
Seria muito bom uma no Brasil