A Airbus Defence and Space realizou uma recente demonstração bem sucedida da capacidade de reabastecimento em voo (REVO) do C295W, durante uma demonstração de contato com um helicóptero H225M Caracal.
Na demonstração realizada em dezembro, em conjunto com a Airbus Helicopters, foram executados contatos com velocidades entre 105 e 115 nós, que foi relatada pelas tripulações das duas aeronaves como uma operação suave e simples.
O sistema agora está sendo oferecido aos atuais, e potenciais, operadores do C295.
Com essa capacidade, são possíveis as aplicações da aeronave para apoiar helicópteros em missões de operações especiais e de busca e salvamento (SAR), aumentando consideravelmente o raio de ação e proporcionando permanecerem “on station” por mais tempo.
FONTE: Airbus
A FAB opera 12 C295W e logo chegarão 2 C295S para missões SAR/C-SAR. Poderia adquirir alguns desses kits de REVO, liberando os KC-130 dedicados para transporte tático, enquanto aguarda o KC-390 estar operacional no inventário.
Esta é a solução dá Airbus para os operadores do A400M que esperavam fazer REVO com helicópteros, mas vai servir para muitas outras forças, em especial às que usam o C-295 em missões de operações especiais, CSAR e SAR. Será uma alternativa mais econômica do que o KC-130. Ao que parece, o kit de REVO é removível rapidamente, tornando qualquer C-295 um potencial KC.