Fevereiro de 2020 – A aeronave tática de transporte Airbus C295 realizou com sucesso seus primeiros contatos “molhados” (com transferêncaia de combustível) durante uma campanha de testes de voo de reabastecimento em voo (REVO) como um avião tanque.
Os primeiros contatos “secos” (sem transferência de combustível) destes testes de voo ocorreram em dezembro de 2019 e foram realizados usando uma configuração de rampa fechada, mangueira de 100 pés e sistema de visão remota.
Os contatos “molhados” realizados em Sevilha, na Espanha, ocorreram em janeiro de 2020 entre uma aeronave Airbus C295 em configuração de avião tanque e um C295 da Força Aérea Espanhola atuando como receptor, em velocidades de voo entre 185 e 240km/h.
Ao todo, a aeronave equipada com o kit REVO removível, realizou cinco contatos molhados, transferindo um total de 1,5 tonelada de combustível. Os testes foram realizados em condições de luz do dia.
“O grau de dificuldade no teste de voo é sempre alto, pois envolve a realização de manobras nunca antes realizadas. Note-se que, devido ao comportamento positivo das aeronaves, a operação foi boa e simples” disse Capitão Gabiña, o piloto da Força Aérea Espanhola que participou da campanha de testes.
A campanha de testes de voo também incluiu operações de voo noturno e o bem-sucedido teste de proximidade em posição de pré-contato com um caça F18 da Força Aérea Espanhola a uma velocidade de 390km/h.
Os testes bem-sucedidos ampliarão a versatilidade que é a marca registrada do C295 para operações táticas, incluindo missões de reabastecimento de helicópteros e aeronaves de transporte e de combate.