Toulouse, 25 de março de 2025 – Durante o Airbus Summit de 2025, a Airbus forneceu uma atualização sobre seu roteiro para ser pioneira no futuro da aviação comercial nas próximas décadas. A empresa delineou potenciais blocos de tecnologia para preparar uma aeronave de corredor único de próxima geração que poderia entrar em serviço na segunda metade da década de 2030, bem como seu roteiro revisado para amadurecer as tecnologias associadas ao voo movido a hidrogênio.
A Airbus forneceu mais detalhes sobre os principais blocos de construção de tecnologia que poderiam permitir a entrada em serviço de uma aeronave de corredor único de próxima geração com um aumento esperado de 20-30% na eficiência de combustível em comparação com a geração atual, bem como a capacidade de voar com até 100% de combustível de aviação sustentável (SAF). A Airbus também revelou novos conceitos de design que mostram as diferentes configurações que estão sendo estudadas para esta futura aeronave, destacando as várias soluções potenciais que estão sendo exploradas para alcançar este grande salto em eficiência da aeronave e apoiar o roteiro do setor de aviação em direção a emissões líquidas zero em 2050.
As tecnologias incluem motores mais eficientes, incluindo designs disruptivos; asas longas dobráveis que permitem ganhos aerodinâmicos significativos; baterias de última geração para permitir arquiteturas híbridas onde a eletricidade é cada vez mais usada para dar suporte a funções propulsivas e não propulsivas a bordo da aeronave e materiais leves e sistemas integrados para uma aeronave conectada.
O chefe de programas futuros da Airbus, Bruno Fichaveux, diz: “A cada segundo, uma aeronave da Airbus decola, conectando pessoas, cargas e negócios ao redor do mundo. Temos o portfólio de aeronaves mais avançado do mercado e o A321XLR está na vanguarda da tecnologia de aeronaves de corredor único de hoje. Agora, estamos aproveitando o melhor do que fizemos e preparando outro salto para tornar nossa aeronave de corredor único ainda melhor e ser pioneira no futuro do voo, quando chegar a hora certa.”
O chefe de P&T da Airbus, Karim Mokaddem, acrescenta: “As equipes da Airbus estão trabalhando incansavelmente em direção às principais decisões que, em última análise, finalizarão as escolhas do tipo de motor da aeronave, design de asa e inovações adicionais, uma vez que sua maturidade seja demonstrada.”
Cada um desses blocos de construção de tecnologia desempenhará um papel fundamental na habilitação de uma nova geração de aeronaves comerciais que proporcionarão melhorias de mudança de etapa em todos os domínios para eficiência e produtividade e trarão uma contribuição considerável para a descarbonização das viagens aéreas nas próximas décadas.”
O progresso feito nessas tecnologias foi discutido no Airbus Summit 2025 em 24 e 25 de março, onde a Airbus reuniu participantes da indústria e visionários para discutir o futuro da indústria aeroespacial sustentável.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN