A Airbus Defense and Space apresentou uma atualização de sua versão C295 armada no SOFINS 2021. Esta é uma versão de Intelligence Surveillance and Reconnaissance (ISR) que também pode ser empregada em operações de Close Air Support (CAS).
O C295 Armed ISR recentemente conduziu seu voo inaugural equipado com oito mísseis guiados a laser e dois pods de bombas guiadas a laser, localizados em quatro pontos rígidos sob as asas.
Um primeiro conjunto de voos testou o impacto das diferentes configurações de armas na aerodinâmica e mecânica.
Com a qualidade e segurança da modificação garantida pela Airbus, como Fabricante de Equipamento Original (OEM), o C295 Armed ISR fornece vigilância com um conjunto diversificado de armas, tanto para defensa quanto ataque.
A aeronave é capaz de realizar missões de operações especiais, apoio a tropas terrestres e neutralização de alvos detectados durante missões de vigilância e patrulha. Equipado com FITS (Fully Integrated Tactical System) de última geração, o C295 Armed ISR incorpora diferentes opções de armamentos disponíveis em kits que permitem ao operador selecionar a opção mais adequada para suas necessidades, que vão desde metralhadoras, canhão automático de 27 mm, foguetes guiados e não guiados, mísseis e bombas guiadas a laser.
Conforme anunciado no Dubai Airshow 2017, a empresa assinou uma série de acordos com fornecedores de armas ar-superfície, abrindo caminho para testes de voo para qualificar seus produtos para equipar o C295. Esses acordos incluem um memorando de entendimento com a Roketsan (Turquia) e acordos semelhantes foram assinados com a Expal, Escribano e Equipaer (Espanha), bem como a Rheinmetall (Alemanha) e com a Nobles Worldwide e US Ordnance (EUA).
Continuo achando melhor o emprego do SuperTucano, que só perde na parte de sensores,
Tamos juntos pelo Brasil
Só a Bomba Atm Salva
Oito mísseis ar-superfície guiados a laser Roketsan L-UMTAS, além de um par de bombas Mk 82 equipadas com kit de orientação a laser Terber-82, dois lançadores de quatro cartuchos para o foguete guiado Cirit 2.75in da empresa turca, e dois lançadores de foguetes não guiados CAT-70.
E o canhão de 27mm.
Prezados: e tem gente contra usos similares devidamente certificados para o KC390…Abs
poder de fogo formidável.
até mesmo um bom patrulheiro marítimo, onde, contra as frotas de pesqueiros, não precisa nem gastar os hellfire
só foguetes de 70 mm e o canhão de 27mm já dão conta
não fica um pra contar a história…
Interessante, pois retém o uso dual transporte/ataque.
Do lado de cá, se é possível transformar uma plataforma executiva como o preator em AWAC imagino se também não o seria para ataque de superfície, pois possui alcance considerável e velocidade subsonica (o dobro de um turboélice), a um preço menor que um caça puro
Eis que surge um novo GunShip, ficou bem interessante viu!!!