A Airbus Defence and Space felicitou a Real Força Aérea Saudita em seu deslocamento bem-sucedido de oito caças F-15 até os EUA, para participarem da Red Flag 2014, que contou com o suporte da sua nova frota de Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transports).
Em uma carta ao Comandante RSAF, Gen Fayyadh Al Ruwaili, o chefe de Serviços ao Cliente da Airbus, Philippe Galland, expressou seu apreço pela “excepcional” operação de reabastecimento no Atlântico Norte.
Dois MRTT A330 foram utilizados para permitir o deslocamento dos caça entre a Arábia Saudita e a AFB Nellis, nos EUA, em uma viagem com três escalas de cerca de 9.000 NM (16.600 km).
Após três semanas de treinamento de combate altamente realístico nos EUA, os caças foram voltaram para casa pelo mesmo meio.
Com escalas técnicas na AFB Moron, na Espanha, e na AFB McGuire, nos EUA, o A330 MRTT demonstrou sua capacidade em prover suporte ao longo de operações transatlânticas de grande duração, sendo esta a primeira vez de sua atuação.
Os dois A330MRTT da RSAF, escalados para a travessia, foram tripulados pelos primeiros operadores qualificados para essas aeronaves (pilotos, operadores dos sistemas de reabastecimento e coordenadores de missão), e foram transferidas quase 1 milhão de libras de combustível através dos sistemas ARBS (Aerial Refuelling Boom System), instalados no cone de cauda com o seu funcionamento sendo realizado pelo sistema FBW (Fly-By-Wire) durante a missão, desafiando as condições de tempo e de luz.
Utilizando os sistemas de planejamento avançado do MRTT, as tripulações foram capazes de garantirem a segurança completa de suas respectivas formações, através de detalhado monitoramento realizado em tempo real, do estado de combustível e do desvio de pontos de todas as aeronaves.
Airbus Defence and Space vem trabalhando desde outubro do ano passado para apoiar a RSAF na definição e na logística associada à missão, provendo treinamentos de voos adicionais, fornecendo Kit’s Flayway e enviando técnicos especializados para a base aérea operacional, onde os aviões estão sediados.
Philippe Galland disse: “Foi extremamente gratificante desempenhar o nosso papel no apoio desta complexa missão. Admiramos a realização deste grande deslocamento da RSAF em um estágio relativamente cedo, em sua operação com o A330 MRTT”, reiterando o compromisso da empresa em apoiar operações da RSAF por muitos anos.
FONTE: Airbus
FOTOS: Ilustrativas
Guilherme Wiltgen, esse sistema de reabastecimento de lança parece ser bem mais complicado do que o nosso, existe alguma vantagem nisso?
Muito legal, e quando chegam nossos aviões de reabastecimento ?
Luiz Gabriel, ainda não temos esta informação.
FA