Por Guilherme Wiltgen
O Governo de Minas vendeu para a Airbus Helicopters, nesta sexta-feira (20), a participação de 15,51% da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) ainda tinha na empresa Helicópteros do Brasil S/A (Helibras), por R$ 95 milhões.
A gigante francesa já era acionista da Helibras e, agora passa a ter o controle integral da fábrica de helicópteros em Itajubá, no Sul de Minas Gerais.
A Helibras é única indústria aeronáutica da América Latina que produz helicópteros para os mercados civil, Law Enforcement, EMS, Offshore e militar.
A venda do restante da participação mineira na Helibras foi autorizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) em dezembro de 2022.
A Helibras, subsidiária brasileira da Airbus Helicopters, possui contratos em andamento com o Ministério da Defesa brasileiro, como o programa H-XBR, que previa a entrega de cinquenta helicópteros H225M (ex-EC725) para as três Forças e mais recentemente o programa TH-X, um desmembramento do H-XBR para o fornecimento de vinte e sete helicópteros H125 Esquilo para a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira, que será utilizados na instrução de voo para formação dos novos pilotos das duas Forças.
Transferência tecnologia e mais uma piada brasileira. Estaleiro Tamandares a thysen ja comprou, Helibras e full Airbus, Guarani e Iveco italiana, pra coroar não vão montar g ripens ‘f’ na Embraer. Enquanto isto Avibras pede concordata. Ainda tem cara que defende A ou B.
Uma venda ideológica de um governador que realiza um ativo do governo de MG.
Se a empresa crescer será uma perda futura e se fechar “vendeu” certo…
MAS como é sempre o caso nessas privatizações e/ou vendas de ativos do governo a pergunta SEMPRE SERÁ…
Os recursos apurados serão usados para pagar JUROS da dívida pública para banqueiros ou o montante será investido em OUTRA COISA PALPÁVEL???
Acho que já sei a resposta…
Pergunta pros vermelhinhos o que fazer…again…
Governos estaduais não tem que ser donos de fábrica nenhuma, muito menos de helicópteros. Claro que o dinheiro arrecadado com essa venda e muitos outros valores recolhidos como taxas, impostos, direitos etc, vão ser usados para pagar os rombos deixadas pelo governador petista Pimentel.
Que pena! Zema é uma…
Vocês sabem o porquê foi vendida ?
Sabem de quanto foi o Lucro com a transação?
Não adianta o Governo ter participação em empresas e com necessidades em saúde e educação.
Se informem depois,com argumentos voltem aqui pra criticar
O Governo de Minas Gerais está quebrado,o Governador Zelma aproveitou essa justificativa para vender e privatiza todos os bens que o estado tem !!!
Então basicamente a Airbus comprou a Airbus?
Pagamos uma fortuna de ToT pelo H225M, entre matriz e filial, além de não ter tido, até a presente data, nenhuma encomenda, seja mercado interno ou externo. Lamentável.
Bom dia. E tu tinha alguma dúvida sobre isto. Eu falei aqui que seria filho único de mãe solteira.
O Brasil virou motivo de piada no mercado de defesa quando fez está cag….
Mas o pó Neves lastreou a conta