Getafe, 2 de junho de 2020 – O Airbus A400M alcançou com sucesso a certificação da capacidade de lançamento simultâneo de paraquedistas e concluiu o desenvolvimento industrial completo da capacidade de transporte de paraquedistas, com o máximo de 116 paraquedistas usando as duas portas laterais (58 + 58).
O teste de certificação, concluído em maio de 2020, foi feito em coordenação com a Direção Geral de Armamento da França (DGA) e apoiado pelas Forças Armadas francesas e belgas, combinando uma extensa campanha de mais de 1.000 saltos, juntamente com a implementação de novas metodologias de desenvolvimento de capacidades baseadas na gravação e modelagem 3D de trajetórias dos saltos.
“Esta certificação completa uma jornada desafiadora para alcançar essa capacidade. A conquista reforça o valor estratégico que o A400M já oferece aos seus operadores, como demonstrado durante os tempos da Covid-19”, disse Dirk Hoke, CEO da Airbus Defense and Space.
Com a conclusão desse marco, o A400M se destaca podendo transportar 116 paraquedistas que podem saltar dois de cada vez da rampa, em queda livre, ou pelas portas laterais com a abertura automática do para-quedas, capacidade avançada que aumenta bastante suas possibilidades operacionais.
FONTE e FOTO: Airbus