Por Rubens Barbosa
Aeronave que encanta passageiros e entusiastas por aviação, o Airbus A380 da Emirates , vindo em vôo direto de Dubai nos Emirados Árabes Unidos, pousou neste sábado, às 19:20 horas, inaugurando a operação do maior avião de passageiros do mundo no aeroporto de Guarulhos/SP.
O vôo EK261 com o A380, foi comemorativo e celebrou o 8º ano de operações da Companhia no Brasil e coincide com a realização do GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos, evento patrocinado também pela Emirates. A Companhia não confirma, por enquanto, a utilização regular do A380 nesta rota.
Esta operação foi aprovada e homologada pela ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil), após a realização de obras necessárias à adequada operação de aeronaves enquadradas na categoria F, sem restrições. Nesta categoria encontram-se hoje e o Airbus A380 o Boeing 747-800.
Dois jovens pilotos brasileiros foram os Comandantes dos vôos de vinda ao B rasil e retorno a Dubai.
Desde 2013 quando assumiu a operação, através de concessão, a Administração de GRU Airport empenhou-se em realizar uma série de melhorias que culminaram com a adequação do aeroporto para receber aeronaves comerciais de grande porte, antecipando em um mês o prazo previsto em contrato para realização das obras.
As pistas de pouso 09L/27R foram alargadas e realizadas obras em taxiways que permitem o pouso e tráfego em solo com segurança, prevenindo inclusive a ingestão ou a dispersão de FOD.
O Terminal 3 foi construído e dimensionado para operar aeronaves de grande capacidade de passageiros, tendo sido previstas cinco posições para o estacionamento do A380. Em cada posição, duas pontes telescópicas atendem simultaneamente o deck superior e o deck principal da aeronave.
Em 2007 e 2012 o A380 esteve em demonstração no Brasil, e pousou em GRU, porém em operação especial não regular.
O A380 na Emirates
Hoje a Emirates, tem em sua frota 65 aeronaves A380 em 3 configurações. A mais comum é composta por três classes que contam com 14 suítes First Class Private no deck superior, 76 assentos totalmente reclináveis na Business Class também no deck superior, e 401 assentos na Economy Class no deck principal.
A First Class Private e Business Class contam ainda com Shower Spas e Onboard Lounge.
Após a homologação do GRU Airport para receber aeronaves de categoria F, outras empresas europeias e asiáticas poderão pleitear a operação regular com A380, como a própria Emirates, a Air France e Lufthansa já tendo demonstrado interesse.
Spotting
A Administração de GRU Airport , numa iniciativa simpática e bem recebida pelos aeroentusiastas, reservou e organizou o acesso a uma área especial em apoio aos spotters e aficionados por aviação, em que foi possível observar e fotografar de perto o tradicional “Water Cannon Salute”, o batismo do A380 realizado por moderníssimos Carros de Combate a Incêndio Panther 6×6 e bombeiros militares da Companhia Contra Incêndios da Base Aérea de São Paulo.
Nota do Editor: O DAN agradece pelo apoio oferecido por GRU Airport e GRU Plane Spotting.
No começo do ano, fiz o trecho SP-Dubai num Boeing 777 da Emirates…só depois na conexão seguinte fui de A-380…e no que tange a área econômica, o aperto é o mesmo nas duas aeronaves, kkk
No começo do ano, fiz o trecho SP-Dubai num Boeing 777 da Emirates…só depois na conexão seguinte fui de A-380…e no que tange a área econômica, o aperto é o mesmo nas duas aeronaves, kkk
Como de costume fazemos tudo com um tempo atrasado, mais precisamente um ano e meio de atraso para este voo ter acontecido, ou seja, Copa de 2014.
Rubens é um cara de sorte.ME parece pelo angulo das fotos que ele estava na torre.PArabens pelas imagens !!
Como de costume fazemos tudo com um tempo atrasado, mais precisamente um ano e meio de atraso para este voo ter acontecido, ou seja, Copa de 2014.
Rubens é um cara de sorte.ME parece pelo angulo das fotos que ele estava na torre.PArabens pelas imagens !!
A-380 + Emirates = sonho de piloto, sonho de passageiro. Agora é esperar que o voo passe a ser regular, vamos aguardar.
A-380 + Emirates = sonho de piloto, sonho de passageiro. Agora é esperar que o voo passe a ser regular, vamos aguardar.