Abuja, Nigéria, 14 de setembro de 2023 – A Air Peace, a maior companhia aérea da África Ocidental, anunciou um pedido firme para cinco jatos Embraer E175. A decisão é um avanço significativo na estratégia de atualização da frota da companhia nigeriana. O objetivo da Air Peace é operar a maior e mais moderna frota de jatos da África, com ampliação da malha doméstica e expansão dos voos regionais. As entregas dos novos jatos de 88 assentos estão previstas para ocorrer a partir de 2024. O valor do pedido é de US$ 288,3 milhões, a preço de lista.
Os jatos irão complementar a frota da companhia nigeriana, permitindo que a Air Peace combine dinamicamente capacidade e demanda, preservando a rentabilidade e a viabilidade das rotas. A Air Peace também opera o E195-E2.
“Esse é mais um passo importante para cumprir nossa meta de conectar a Nigéria a todo o continente africano. Essa aquisição também ampliará o volume de passageiros em voos mais longos, partindo do nosso hub em Lagos”, afirma Allen Onyema, Presidente e CEO da Air Peace. “A entrada em serviço dos novos jatos permitirá diversificar nossas rotas para mais cidades e oferecer a conectividade que os nossos clientes e a África demandam. Além disso, essa encomenda cria condições para ampliarmos a capacidade de manutenção das aeronaves na Nigéria, com apoio da Embraer”.
“A estratégia inovadora da Air Peace continua a torná-la uma caso de sucesso da aviação na África Ocidental. A companhia já opera o E2 e a atualização de sua frota, com a introdução do E175, oferecerá aos passageiros mais assentos e maior nível de conforto. A uniformidade dos cockpits entre as frotas de E1 e E2 da companhia aérea também simplificará os custos e a gestão das tripulações. A Air Peace fez um investimento significativo na aquisição de 18 E-Jets para sua frota e a Embraer está empenhada em apoiar o estabelecimento de capacidades locais de manutenção na Nigéria”, disse Stephan Hannemann, Head de Aviação Comercial da Embraer na África e no Oriente Médio.
Seria interessante saber porque eles não escolheram o E175 E2, muito mais eficiente e econômico. Eles não tem embróglios semelhantes às scope clause dos eua para impedir a operação da versão mais moderna.
Preço
Interessante isto pois os valores divulgados em US$ milhões são respectivamente de 49,9 e 56,4.
Apenas US$ 6,5 milhões de diferença.
E considerando os números divulgados pela Embraer sobre o E2 de 16% a menos de consumo de combustível e 25% a menos nos custos de manutenção por assento, me parece que esta incrível redução deve cobrir com folgas e lucros a diferença de 5,5 milhões por aeronave.
Porém talvez não fosse viável para a empresa bancar os 33 milhões a mais em 5 jatos E2. E o E1 provou ser um projeto tão eficiente e rentável que continua vendendo como pão quente.