Toulouse, 12 de abril de 2022 – A Air France-KLM finalizou seu pedido com a Airbus para aquisição de quatro cargueiros A350F de nova geração, seguindo o compromisso anterior anunciado em dezembro de 2021. Os aviões vão aumentar a capacidade de carga da Air France, utilizando as aeronaves de carga mais eficientes e sustentáveis disponíveis no mercado.
O A350F é baseado no avião de longo alcance mais moderno do mundo, o A350. A aeronave contará com uma grande porta de carga e um comprimento de fuselagem otimizado para operações de carga. Mais de 70% da estrutura da aeronave é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 30 toneladas mais leve, que, juntamente com motores Rolls-Royce, geram pelo menos 20% menos queima de combustível e CO2 sobre seu concorrente mais próximo.
Com capacidade de carga útil de 109 toneladas (+3t de carga útil / 11% mais volume que a concorrência), o A350F atende a todos os mercados de carga (Express, carga geral, carga especial) para os padrões de emissões de CO₂ da ICAO.
“As companhias aéreas agora têm uma escolha, e saudamos a Air France juntando-se aos que buscam a mudança radical do A350F em eficiência e sustentabilidade para as operações de carga do futuro. Estamos satisfeitos de como a Air France, vê a economia e a assinatura ambiental dos A350, se destacando em relação às alternativas passadas, atuais e futuras. Merci Air France”, disse Christian Scherer, diretor comercial da Airbus e chefe da Airbus International.
Lançado em 2021, o A350F registrou 29 pedidos e compromisso de cinco clientes.