CENTENNIAL, Colorado, 29 de março de 2021 – A Sierra Nevada Corporation (SNC) e a Embraer Defesa & Segurança alcançaram mais um marco na produção do segundo A-29 Super Tucano, de três aeronaves encomendadas, para a missão de Combat Aviation Advisor (CAA), do Air Force Special Operations Command (AFSOC). A aeronave pousou nas instalações do Colorado em 23 de fevereiro de 2021.
O AFSOC usará a aeronave para apoiar o treinamento CAA de pilotos aliados dos EUA.
A aeronave é pintada no esquema de cores herdado do P-51 Mustang e P-47 Thunderbolt utilizados pelos EUA durante nas operações de combate da Segunda Guerra Mundial e nas campanhas da China, Birmânia e Índia (por volta de 1944).
A SNC e a sua parceira Embraer Defesa & Segurança, foram contratadas para entregar três aeronaves A-29, bem como equipamentos de apoio em solo, treinamento dos pilotos, incluindo treinamento diferenciado e treinamento de instrutor de voo, apoio logístico, peças sobressalentes, e suporte para a missão AFSOC CAA, que ajuda a construir a capacidade dos parceiros internacionais.
A entrega final das três aeronaves vai ocorrer este ano, com atividades de treinamento e suporte continuando até 2024. Os primeiros dois A-29, incluindo o com esquema de pintura especial, estão atualmente passando por modificações nas instalações da SNC em Centennial, no Colorado, com produção e montagem final da terceira aeronave em andamento nas instalações da Embraer em Jacksonville, na Flórida.
eu vejo essa venda, primeiro como muito aquem , seu valor estrategico operacioal de baixo custo, e de apoio a tropas terrestres como sua principal caracteristicas de prontos positivos de sua concorrencia, porém não adianta nada.. seria muito mais comemorado se esses mesmos meros 3 fosse fabricados aqui, gerando emprego e renda, mais um projeto roubado ….. ou sobre controle.. na verdade já e controlado por ter peças americanas e possivel veto de venda. quando desenvolveremos um projeto 100% nacional, ou que nao tenha controle de paises terceiros, ou seja so vendemos se o tio sam der as benças pra isso precisamos ficar de joelhos ou fabricar lá nos eua.. e uma vergonha.. o que acontece com todos nossos bons projetos, logo o KC estará sobre controle estrangeiro.. aguardem !!!!
A Embraer tem dois produtos sob medida (tailor made) para o Air Force Special Operations Command que são o Super Tucano e o KC-390…
Mesmo nesta posição de aeronave de treinamento advisor (para pilotos estrangeiros) a mera presença de três Super Tucanos no ambiente do AFSOC aumentará a TENTAÇÃO de usar este vetor conforme se desenvolverem operações reais em que a participação do Super Tucano seria um acréscimo importante de operacionalidade.
Quem é visto, será lembrado…
Em falar em ser visto, não fica claro de quem foi a concepção inicial desta pintura-homenagem destes três Super Tucanos (Sierra Nevada, Embraer ou do próprio AFSOC) mas além de muito bonita é um golaço de marketing.
Parabéns aos envolvidos nesta belíssima ideia…
E quanto ao KC-390 a própria natureza específica de modernidade de recursos aviônicos, capacidades multimissão. particularmente a capacidade de reabastecimento em voo (próprio e de terceiras aeronaves) e maior velocidade que os Hercules coloca-a numa óbvia wish-list de uma força de Operações Especiais que atua em nível global…
Nem que tenham que construir ou mais provavelmente montar o KC-390 nos EUA…
Como já disse uma vez, se eu fosse da Embraer-SNC eu cedia um dos KC-390 da FAB (ou reconstruía aquele protótipo acidentado) por dois anos em consignação para o AFSOC “brincar” e avaliar operacionalmente a aeronave (com opção de compra no fim).