A comemoração do dia da Aviação de Caça começou pontualmente as 9 horas com a chegada do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, além de convidados e militares da Força Aérea Brasileira. O comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, Tenente Coronel Almeida deu as boas vindas ao Brigadeiro Saito e a todos presentes e iniciando a Cerimônia do P-47, seguida do acendimento da pira, palavras do Comandante do 1º GAvCa, chamada nominal dos pilotos perdidos na guerra, deposição de flores no túmulo do Brig. Nero Moura, hasteamento da flâmula do 1º Grupo de Caça e canto do Hino da Aviação de Caça, o Carnaval em Veneza.
Na sequência programada, ocorreria o ataque ao solo pelos A-1,F-5M, A-29 e 2 helicópteros AH-2 Sabre do Esquadrão Poti (2º/8ºGAV), sediado em Porto Velho-RO. Infelizmente, devido as condições meteorológicas, os F-5Me A-1 não efetuaram seus ataques.
Mas os A-29 e os AH-2 Sabre efetuaram com maestria seus ataques e o Sabre debutou na BASC ante uma platéia ansiosa para vê-los em ação. Abaixo uma sequência de fotos do evento deste 22 de abril de 2013.
Defesa Aérea & Naval gostaria de agradecer a atenção dispensada pelo Major Pedra e pela Tenente Simone do Cecomsaer durante a realização do evento.
Parabéns, Padilha, ótimas fotos.
Alguém sabe a explicação técnica de porque A-29 e AH-2 conseguem realizar ataque e F-5EM e AMX não, por causa de clima ? Vários sistemas do A-29 e F-5EM não seriam comuns ?
teto baixo, palanque muito próximo dos alvos e o perfil de ataque diferente.
o A-1 e o F-5M lançam mais alto e seria acima das nuvens.
Foi mais por segurança mesmo.
Obrigado pela informações, Padilha.
Poxa, mas o A-1 e F-5EM não seriam capazes de lançar mais baixo ? Software devia dar flexibilidade, e não rigidez ao perfil operacional do caça.
Obs.: não estou te questionando.
Roberto eu penso assim.
Tava ruim pra lançar as bombas, pq não usaram os canhões????
Ali o que importava era o espetáculo, fazer os convidados vibrarem.
Mas a FAB deve ter suas razões.
Eu não me lembro de ter visto um A-1 disparando o Defa.
Teria sido uma ótima oportunidade.
Ja tive a oportunidade de ver o A-1 disparar os defa em alto mar contra alvos do tipo KILERTOMETER (sei lá se escrei certo, rsrsrsrs). O alvo parece até um tomate gigante que é lançado por navio.
O barulho dos DEFA parecem música 😀
Parabens,Veio..lindas fotos,linda cobertura com a marca do DAN!! Sucesso sempre cada vez mais…um forte abraço
Gostei muito! Essas imagens são sempre maravilhosas!
sensacional Padilha.
Tivesse me chamado e eu pelo menos carregava as câmeras. :-))
Arrebentou Padilha!!! 😀
[]s
CB
Muito bom, Padilha.
Parabéns pela cobertura.
Justin
Oi Justin. Podia ter sido melhor. Me embananei com 2 cameras. risos.
Da próxima vez, veja se vc aparece.
Assim, eu te passo uma e fico com a outra e poderemos pegar mais fotos bacanas. Que tal?