A AgustaWestland anunciou a assinatura de um contrato com a Marinha das Filipinas para venda de três helicópteros AW109 Power, com opção de compra de mais duas. As aeronaves vão realizar uma gama de missões navais, que inclui a proteção a zona econômica, vigilância, SAR e segurança marítima. As aeronaves serão entregues em 2014 e vão operar a partir de bases em terra e em navios. O contrato inclui o apoio logístico e formação inicial de tripulação e manutenção.
Vincenzo Alaimo, Chefe regional de vendas da AgustaWestland para o sudeste da Ásia, disse: “Estamos muito satisfeitos que a Marinha das Filipinas selecionou o AW109 Power, após uma extensa avaliação dos concorrentes, como parte de seu programa de modernização das Forças Armadas. Com sua capacidade multi-tarefa e alto desempenho, irá fornecer a Marinha filipina um reforço na sua capacidade operacional”.
O AW109 Power é um helicóptero da classe de três toneladas, com oito assentos e alimentado por dois motores Pratt & Whitney PW206C com FADEC. A espaçosa cabine foi projetada para ser equipada com uma série de kits para rápida e fácil conversão entre as configurações de tarefas.
As características de segurança da aeronave incluem um sistema de combustível totalmente separado, sistema duplo hidráulico, dois sistemas elétricos e sistemas redundantes de lubrificação e refrigeração para a transmissão principal e os motores.
O AW109 Power se mostrou como um dos melhores helicópteros leves biturbina para missões marítimas. A sua velocidade, capacidade e produtividade, aliada a confiabilidade e facilidade de manutenção, o tornam o helicóptero naval com melhor custo x benefício de sua categoria.
Para as operações embarcadas, possui um trem de pouso reforçado e pontos para peiar a aeronave no convoo, bem como extensas medidas de proteção contra corrosão. A capacidade de operar a partir de navios de pequeno porte em alto mar, permite que o AW109 Power possa executar sua missão, enquanto que muitos outros helicópteros ficam limitados ao hangar do navio.
Mais de 550 helicópteros AW109 Power e AW109 LUH foram encomendados para aplicações comerciais, policiais e militares por parte de clientes em quase 50 países.
NOTA DO EDITOR: Aqui no Brasil, o AW109 LUH está sendo oferecido para a substituição dos UH-12/13 Esquilo do Esquadrão HU-1 da Marinha do Brasil.
FONTE: AW
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval