A Força Aérea Brasileira montou uma estrutura de base aérea na cidade de Dourados (MS). A partir da Base Aérea Desdobrada um helicóptero H1-H do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAv – Pelicano) e um C-95 Bandeirante do Quarto Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA – Carajá) são empregados dentro da Operação Ágata 5.
“O Bandeirante pode realizar missões de transporte aéreo logístico e evacuação aeromédica. Já o helicóptero, realiza missões com óculos de visão noturna e levantamento de áreas de interesse, juntamente com a equipe de medidas de controle no solo da Base Aérea de Canoas”, destaca o comandante da Base Desdobrada de Dourados, Major Aviador Alex Oliveira da Rocha.
A estrutura montada em Dourados inclui unidade de saúde, células de comunicação e de comando e controle e barracas de apoio. No local atuam 62 militares das Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Campo Grande (BACG), Primeiro Grupo de Comando e Controle (1º/1º GCC), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e Depósito Central de Intendência (DCI).
A Ágata 5 é uma operação conjunta das Forças Armadas com órgãos federais e estaduais lançada pelo Ministério da Defesa para coibir atividades ilegais na região de fronteira do Brasil com a Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A ação visa intensificar a fiscalização ao longo de uma faixa de 150 km de largura e mais de três mil de extensão, indo de Corumbá (MS) até o município do Chuí (RS). A Força Aérea participa da missão com 25 aeronaves e 7159 militares, envolvidos direto e indiretamente.